No dia 14 de julho de 2020, data em que a cidade comemora seus 246 anos, uma live transmitida pela fan page no Facebook do portal Campinas.com.br promoverá o lançamento do Observatório Centro de Campinas. A iniciativa visa fomentar uma ampla reflexão sobre o estado atual e o futuro do centro de Campinas, que está sendo muito impactado pela pandemia de Covid-19 e sofrerá importantes transformações com a entrada em operação do BRT e do Trem Intercidades.
A live será realizada às 19h, com mediação do jornalista Manuel Alves Filho, um dos idealizadores do Observatório Centro de Campinas, ao lado do jornalista José Pedro Soares Martins, além da também jornalista Luciana de Almeida, idealizadora do portal Campinas.com.br. Os profissionais têm uma preocupação antiga com a região central de Campinas, que consideram a alma da cidade.
A transmissão também integra o conjunto de eventos que marcam os 10 anos do Campinas.com.br, lançado no dia 14 de julho de 2010, que é hoje o principal portal de divulgação das atividades culturais, sociais e de lazer de Campinas e região. Desde o início apoia o Observatório Centro de Campinas, em função da relevância da região central para a identidade artística e cultural campineira.
Foram convidados, para compor o grupo de painelistas na live de lançamento do Observatório Centro de Campinas, nomes representativos de segmentos com relação direta com a região central da cidade.
Ana Villanueva é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas. É Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Doutora em História pela Unicamp. Bolsa CAPES de Doutorado em Lisboa, Paris e Florença. Ministrou aula no Curso de Pós-Graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa. Trabalhou na requalificação do centro da cidade de São Paulo como gestora de projetos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em especial com o restauro do Teatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Casa da Marquesa de Santos.
Outra convidada é a economista formada pela Unicamp Maria Cecília Campos. Ela tem especialização em Gestão da Sustentabilidade (Unicamp) e Comunicação Organizacional (PUC Campinas). Atualmente atua como assessora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura de Campinas, onde desenvolve um programa na área de Economia Criativa. Coordena a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e faz a articulação local do projeto Americas Girls Can Code, da União Internacional de Telecomunicações.
Fechando o grupo de convidados, o terceiro painelista será Sérgio Lerrer, representando o Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Campinas. O setor de serviços, incluindo a área de bares e restaurantes, tem sido um dos mais afetados pela degradação paulatina da região central da cidade, motivação para os jornalistas José Pedro Soares Martins e Manuel Alves Filho para idealizar o Observatório Centro de Campinas.
Conceituado chef de cozinha, Manuel Alves Filho é o idealizador do “Chefs na Praça”, evento realizado desde 2013 na Praça Carlos Gomes, que hoje recebe o nome de “Chefs Campinas”, e que é exemplo para uma revitalização da área central, com atividades culturais e culinárias. Também integrou o grupo de chefs que buscou a revitalização do Mercadão. José Pedro Martins é autor de vários livros que abordam o patrimônio histórico localizado na região central, como “Basílica do Carmo – História de fé no coração de Campinas” (Komedi, 2010) e “República de Campinas – Cenas da memória afetiva e política da cidade” (PCN Comunicação, 2015, co-autoria com Martinho Caires).
Foto rua 13 de maio – Carlos Bassan/arquivo prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74