Foto - Crédito: Clarissa Lambert
A Cia Pé no Mundo traz a Campinas o espetáculo “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”, uma obra que dialoga entre a dança contemporânea e as manifestações afro-indígenas brasileiras. Com direção e coreografia de Cláudia Nwabasili e Roges, a performance convida o público a uma viagem por narrativas históricas de importantes personalidades negras que influenciaram a história e a cultura nacionais.
O espetáculo busca ampliar os referenciais críticos sobre essas manifestações culturais e os corpos de artistas inseridos nelas. Assim, a companhia empreende um novo modo de produção criativa em dança, onde o afeto e o impacto entre linguagens se tornam o motor da ação artística, inaugurando espaços de troca e co-criação. A obra, que é uma re-composição do trabalho original de 2018, agrega novas abordagens e configurações coreográficas.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação.
Entre as personalidades homenageadas no espetáculo estão Aqualtune, Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares, Dandara, Maria Firmina dos Reis, Luísa Mahin, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento, Ruth de Souza, Zózimo Bulbul e Mercedes Baptista. “Arquivo Negro” resgata e reapresenta arquivos históricos sobre uma cultura afro-brasileira que, muitas vezes, não é contada em sua totalidade, destacando que não somos descendentes de escravos, mas sim de seres humanos africanos que, como filhos da diáspora, têm o direito de serem autores e protagonistas de suas próprias histórias.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74