Foto - crédito: Rogério Capela/ Prefeitura de Campinas (divulgação)
O Museu Municipal de Esportes “José Roberto Piantoni”, localizado na Lagoa do Taquaral, reabriu suas portas ao público nesta segunda-feira, 1º de setembro, após um período de revitalização. A novidade é a mistura de história, tecnologia e, acima de tudo, inclusão, tornando seu acervo mais acessível. A entrada é gratuita.
Entre as principais inovações, o espaço agora conta com peças táteis, como esculturas e quadros em 3D, criados para que pessoas com deficiência visual possam explorar a história do esporte pelo tato. A gestora do Museu, Márcia Yoko Tsuruda, ressaltou que o acervo tátil é um avanço na visita educativa.
👉 Mais esportes? Veja aqui.
Outra iniciativa é a disponibilização de um tour 360 no site da Prefeitura de Campinas, que permite ao público visualizar o acervo de qualquer lugar.
O museu ocupa um salão de 250m² e é um guardião da história esportiva de Campinas. Seu acervo permanente conta com mais de 500 itens, incluindo centenas de troféus de competições como os Jogos da Melhor Idade, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, além de fotografias e medalhas. O local também recebe exposições temporárias sobre clubes, atletas locais e grandes eventos esportivos.
Inaugurado em dezembro de 2016, o espaço recebe tanto o público espontâneo quanto grupos escolares. As visitas para grupos com mais de quinze pessoas devem ser agendadas pelo site do Museu.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74