Foto – crédito: divulgação Unimed Campinas
Tipos de armadilhas mais comuns, novas investidas dos golpistas e informações sobre como se prevenir para evitar prejuízos serão apresentados em uma palestra que será ministrada pelo delegado de polícia Luiz Fernando Marucci em evento promovido pela Unimed Campinas, no Clube Fonte São Paulo, nesta terça-feira, dia 26 de setembro, às 14h. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição antecipada.
Não é de hoje que os idosos estão entre as principais vítimas dos golpistas, tanto em abordagens presenciais, como – e especialmente – em ambiente virtual. Alguns aspectos da tecnologia que podem ser desconhecidos por quem está acima dos 60 anos facilitam alguns golpes. Muitas vezes, os criminosos aproveitam ainda situações de fragilidade dessa população para agir.
A fim de apresentar os diferentes tipos de golpe praticados contra idosos na internet e fora dela, alertar para as novas modalidades de crimes que vêm sendo aplicadas e orientar sobre como desconfiar e se prevenir, o Programa Saúde Toda Vida da Unimed Campinas recebe o delegado titular do 2º Distrito Policial de Campinas, Luiz Fernando Marucci.
O número de golpes não para de crescer. Dados oficiais mostram que os golpes contra pessoas idosas aumentaram mais de 70% no país este ano, se comparado com igual período de 2022. O Disque 100, do Governo Federal, registrou, apenas de janeiro a maio, mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos, o que representa 73% acima do notificado no ano passado.
Existem diferentes tipos de golpes, como o do empréstimo consignado, da central de atendimento enganosa, da validação de dados, do falso sequestro, da conta do hospital, do bilhete premiado, do carro quebrado do familiar, das maquininhas de cartão e até os que envolvem roubos de contas no WhatsApp. São inúmeras as formas de violação de direitos contra este público.
A palestra, com cerca de uma hora de duração, é aberta a todos os interessados em aprender sobre como identificar e se defender dos golpistas, especialmente quem tem 60 anos ou mais.
Palestra sobre “Golpes na terceira idade”
Local: Salão social do Clube Fonte São Paulo. Rua José Paulino, 2.138, Vila Itapura – Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74