Foto – crédito: Isabela Senatore/divulgação
Neste fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, os bailarinos da Cia de Dança de Campinas e do projeto “Dança e Cidadania” apresentam o conto natalino “O Quebra-Nozes”, no teatro Castro Mendes. As apresentações contarão com um intérprete de libras.
No espetáculo, mais de 170 crianças e jovens que participam do projeto dividem o palco com bailarinos profissionais para apresentar este clássico de fim de ano.
“O Quebra-Nozes”, balé criado pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, se passa durante o Natal em que o casal Stahlbaum oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festa. Os filhos Clara e Fritz ficam ansiosos para ganhar presentes, até que o padrinho da menina Herr Drosselmeyer a presenteia com um Quebra-Nozes, que a deixa encantada. Assim começa a história, quando Clara vai dormir e sonha que o Quebra-Nozes encantado adquire vida própria e,durante a noite, se transforma em um lindo príncipe. Eles passam por muitas aventuras e depois ele a leva para o seu Reino, onde são recebidos por vários convidados.
De acordo com Lúcia Teixeira, idealizadora da Cia de Dança de Campinas e do projeto social “Dança e Cidadania”, a apresentação promete emocionar o público. “Com o retorno das aulas e eventos presenciais neste ano, nossos bailarinos e professores trabalharam duro e evoluíram muito. Eles não medem esforços para encantar o público. Há vários alunos que farão sua primeira apresentação em teatro, por isso, aguardamos a todos, ansiosos, para mais uma noite inesquecível”, destaca Lúcia.
O projeto “Dança e Cidadania” nasceu em Campinas há 22 anos e conta com recursos da Lei Rouanet. Atualmente, leva crianças da periferia de Campinas, Mogi Guaçu, Cosmópolis e Itajubá para brilhar nos palcos do Brasil e do mundo com o balé clássico e moderno. O projeto atende 300 crianças e jovens de cerca de 40 bairros periféricos com aulas nas localidades onde as crianças e jovens moram, em salas adaptadas de escolas públicas ou de ONGs e na academia Ballet Harmonia. Os participantes recebem gratuitamente todo o material necessário para as aulas, ensaios e apresentações. Além das aulas de ballet, todos recebem noções de higiene pessoal, boas maneiras, organização, disciplina, comportamento em grupo e responsabilidade. Mais de 5 mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto.
O espetáculo “O Quebra-Nozes” tem a produção do Ballet Harmonia, com a direção geral de Lucia Teixeira e patrocínio das empresas Mahle, Bosch, Stoller, Matera e Bispharma. O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, do CPTI e da Casa Santana.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74