A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas realiza neste sábado, 30 de abril, uma ação social de prevenção à hipertensão arterial, no portão 7 da Lagoa do Taquaral, das 8h às 13h. O evento é gratuito e celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril.
O objetivo é examinar e conscientizar as pessoas sobre a doença, que é o principal fator de risco cardiovascular, responsável por 50% dos óbitos causados por essas patologias. “Estima-se que 30% da população adulta tenha diagnóstico de hipertensão arterial, número que aumenta com a idade, chegando a 70% de hipertensos nos indivíduos maiores de 70 anos. E muitos deles não sabem porque é uma doença silenciosa. Por isso é tão importante conscientizar a população sobre o tema”, explica a coordenadora do departamento científico de cardiologia da entidade, Carla Patrícia da Silva e Prado.
Além de aferir a pressão arterial, os profissionais de saúde farão exames de glicemia e de colesterol, orientação e esclarecimento de dúvidas e captação de dados antropométricos (peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal – IMC). Esses dados são utilizados para verificar o estado físico geral da pessoa e para fazer comparações com os parâmetros que seriam ideais para ela.
O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Campinas, DEVISA (Departamento de Vigilância em Saúde), Departamento de Vigilância Epidemiológica, Sanasa, Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga de Cardiologia da São Leopoldo Mandic e Liga de Cardiologia da Unicamp. Como patrocinadores, estão O Laboratório Sabin e o Hortimercado Vila do Grão, que fará a distribuição de frutas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74