Foto - crédito: Kassius Trindade
O teatro do Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” de Campinas recebe o inédito espetáculo “Quebra-Nozes, o Musical”, primeira adaptação brasileira do clássico natalino de Tchaikovsky para o formato de teatro musical, neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2025, com sessões às 20h na sexta, 16h e 20h no sábado, e às 19h no domingo. A classificação é livre e os ingressos gratuitos para todas as sessões começam a ser distribuídos a partir das 12h desta terça-feira, 16 de dezembro, exclusivamente pelo link.
A iniciativa, inspirada nas grandes montagens da Broadway, é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do CULTSP PRO, e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, marcando um momento importante para o cenário cultural local com a reabertura do Centro de Convivência neste segundo semestre de 2025.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Com aproximadamente 60 minutos e dividido em dois atos, o musical reúne 56 artistas locais que participaram de um processo educativo e formativo iniciado em setembro, englobando também a presença de coro e orquestra. O projeto promoveu cursos gratuitos que capacitaram artistas e técnicos da cidade.
A direção artística e curadoria geral do projeto são assinadas por Fernanda Chamma, uma referência nacional no gênero, reconhecida por produções como “Família Addams”, “Hair Spray”, “Silvio Santos”, “Vem Aí!” e “A Christmas Carol”. O maestro Wanilton Mahfuz, diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas, também participa da montagem.
A história transporta o público para a jornada mágica de Clara em uma noite de Natal, acompanhando a aventura do boneco quebra-nozes em um enredo repleto de sonho, amizade e fantasia. O espetáculo apresenta canções autorais e clássicos natalinos, interpretados por um grande coro, dividido entre solistas e ensemble.
“Estamos falando de uma produção inédita que une formação, valorização dos talentos locais e acesso democrático à cultura, permitindo que a cidade vivencie um musical de alto nível nos moldes de montagens profissionais”, comentou a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
Raquel Verdenacci, diretora do CULTSP PRO, complementa que o projeto nasceu com o propósito de ampliar o acesso à qualificação profissional de artistas da cidade, integrando diferentes áreas da cena cultural em um aprendizado vivo e colaborativo. Os cursos foram destinados a alunos de Campinas ou com vínculo direto com o município, unindo práticas formativas ao desenvolvimento criativo do espetáculo.
Além disso, os alunos de teatro musical participaram da Parada de Natal, em 6 de dezembro, e da Feira de Natal, no dia 12, ampliando o contato com o público e fortalecendo o aprendizado ao longo do processo formativo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74