Foto - Crédito: Laura Desberg

Foto – crédito: Laura Desberg / divulgação
A Rabeca Cultural, espaço sediado em Sousas, traz uma atração internacional de jazz para encerrar a programação de 2024. O show “Músicas Brasileiras e Standards Americanos” será apresentado pela flautista radicada em Nova York Elsa Nilsson, acompanhada por Felipe Silveira ao piano, Thiago Alves no baixo acústico e Paulinho Vicente na bateria, nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, às 20h.
Mais sobre a artista
Na última década, a flautista, compositora e líder da banda Elsa Nilsson explorou conexões improváveis entre tendências da natureza humana, contradição e pluralismo e o mundo natural. Conceituista de todos os ângulos, a nativa de Gotemburgo deixou a Suécia para viver em Seattle em 2005, antes de se estabelecer no Brooklyn, em 2010. A sua amplitude de trabalho envolve urgência, improvisação de alto nível e orquestração cinematográfica em camadas.
Uma estudiosa ao longo da vida, Elsa aborda cada novo projeto com curiosidade e investigação. A sua abertura e refinamento levaram à colaboração – muitas vezes levando a gravações – com uma lista de visionários, incluindo Jon Cowherd, Chris Morrissey, Karl Berger, Robert Dick, Jamie Baum, Jessica Lurie, Rodrigo Recabarren, Marty Kenney, Santiago Leibson, Mark Ferber, Sebastian Noelle, Tina Raymond, Emma Dayhuff, a CMS improvisers Orchestra, Vinny Golia, Brad Shepik, Jovino Santos Neto, Chuck Deardorf, Jim Knapp e Bill Frisell através da concessão CMA Performance Plus com Dawn Clement.
Ela já apareceu nos EUA e internacionalmente em diversos festivais: Nefertiti Jazz Club and Victoriateatern (Suécia), Winter Jazzfest, Earshot Jazz Festival, Recoleta International Jazz Festival, National Sawdust, Blue Note Jazz Club, Cornelia Street Cafe, 55 Bar, Bar Bayeux, The Owl Music Parlor, Shapeshifter Lab, Roulette, Rockwood Music Hall, The Jazz Loft, The Nash (Arizona), Constellations (Chicago), The Black Cat (San Francisco) e Libretto (Califórnia), e vários outros.
Os lançamentos de líderes solo incluem “Atlas Of Sound – Coast Redwoods” (2022), “Dark Is Light Is” (2021), “Hindsight” (2020), “After Us” (2018) e “Salt Wind” (2017).
Em 2022, Elsa lançou “Atlas of Sound – Coast Redwoods”, o primeiro de uma série de lançamentos de trio inspirados na conexão humana com locais do mundo natural. Antes de entrar no estúdio, ela passa o tempo comungando com cada local, aprendendo com seu ambiente e ecossistema, para se inspirar em cada composição, além da gravação como um todo. “Por causa da abstração da música instrumental, o que eu coloquei no mundo não me pertence mais. Pertence ao ouvinte. Isso não significa que todo o pensamento e todo o processamento e todo o crescimento … tudo o que entra na criação de arte se foi. Significa apenas que está tirando sua própria vida”, diz. No outono de 2024, ela está pronta para emitir o Projeto Oasis, o segundo lançamento do “Atlas do Som”, pesquisado na Patagônia.
É vencedora de 2018 do Concurso de Flauta de Jazz da National Flute Association e a ganhadora de várias bolsas da Chamber Music America, incluindo uma bolsa da New Jazz Works de 2022 para a Band of Pulses.
O mentoria e o engajamento da comunidade são parte integrante da expressão de Elsa. Ela se formou na academia Hvitfeldtska em Gotemburgo antes de receber seu bacharelado em música pela Cornish College of the Arts em Seattle, seguida por seu mestre da música da NYU. Também atuou como professora de Análise Rítmica e Artística Socialmente Engajada na The New School for Jazz and Contemporary Music desde 2020, e liderou master classes na University of Madison, Kansas University, CCM, Cincinnati Public Schools Jazz Academy, Indiana University e Ann Arbor Arts Clinic. Em 2018-20, Elsa serviu a Organização das Mulheres no Jazz (WIJO) como coordenadora do programa para seu programa de orientação. Durante os primeiros meses do bloqueio da pandemia, ela lançou e hospedou o Lattice Concerts, eventos noturnos de streaming para manter a música em andamento e se conectar praticamente com aqueles ao seu redor.
Show: “Músicas Brasileiras e Standards Americanos” – Elsa Nilsson, Felipe Silveira, Thiago Alves e Paulinho Vicente
O espaço possui serviço de bar e aceita cartões de débito
A orientação ao público é ir agasalhado
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74