Foto: Márcio Belardini/arquivo pessoal
O “Escuta o Cheiro”, roda de samba que já ficou famosa em Campinas, realizada todo terceiro domingo do mês em um charmoso quintal do distrito de Sousas, está lançando seu Cordão de Carnaval em 2023.
Na verdade, será no pré-Carnaval, ou seja, neste sábado, dia 11 de fevereiro. A festa começa no espaço com uma programação cheia de atrações, a partir das 11h, com músicos conhecidos da cidade trazendo repertório de samba, além de comidinhas e bebidas no cardápio, até 15h30.
Em seguida, haverá uma concentração na rua Antônio Prado (rua da Linha), e a previsão é que o cortejo saia às 16h em direção à Praça Beira Rio, a principal de Sousas, junto com um carro de som e uma banda. A festa ainda terá os bonecões da artista plástica Natasha Faria, com três metros de altura. Na praça, a folia continua com DJ, com opções de bares locais e quiosques.
De acordo com Márcio Belardini, fundador do “Escuta o Cheiro”, a iniciativa do Cordão ocorreu em virtude das comemorações dos 15 anos do projeto em 2023, e também em homenagem para Dora Prado, a “rainha” do “Escuta”, uma amiga que era referência em alegria e morreu em 2022. Ela também era vizinha do espaço e sempre frequentava a roda de samba. “Com o sangue carnavalesco e uma das fundadoras da primeira escola de samba de Sousas, a Unidos da Pérola do Atibaia, Dora Prado é a nossa grande homenageada, um dos motivos para fazer esse Cordão. Ela ganhará um estandarte e sempre será nossa homenageada”, conta Belardini.
Foto – crédito: Natasha Faria
Mais sobre o “Escuta o Cheiro”
Criado em 2008, o projeto resgata o formato das rodas de samba de fundo de quintal. Surgiu da união de amigos interessados em levar boa música ao público, em um ambiente agradável e diferente do que a cidade oferecia. Assim, Márcio Belardini abriu seu quintal na bela chácara situada no bucólico distrito de Sousas.
Desde então, todo terceiro domingo do mês, apreciadores do bom samba de raiz têm endereço certo. Hoje, ele comanda a casa ao lado de Mariana Vasconcelos, que, além do talento empresarial, ainda é dona de uma bela voz.
O nome é uma homenagem a ‘seu’ Jardel Almeida, pai de uma das fundadoras, Paula Ubinha, e sobrinho-neto de Chiquinha Gonzaga, que na hora de preparar uma boa comida, comentava: “escuta o cheiro seus difunto!”
E por falar em comida, o evento ainda traz um cardápio diferente a cada edição, com uma culinária que tem inspiração em pratos tradicionais da cozinha caipira, quilombola e familiar, além de espetinhos e porções.
Em 2016, também foi criado o projeto “Forró do Escuta”, que acontece no primeiro domingo do mês.
Em 2018, recebeu o “Diploma Noel Rosa”, pela Câmara Municipal de Campinas, homenagem à história e vivência do “Escuta o Cheiro” no samba da cidade.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74