Foto - crédito: Firmino Piton / Prefeitura de Campinas/ Divulgação
A Catedral Metropolitana de Campinas será o cenário do concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas “Magnificat: Homenagem à Padroeira de Campinas”, neste domingo, dia 7 de dezembro, às 17h. Na segunda-feira, dia 8, é feriado em Campinas em celebração em virtude do Dia de Nossa Senhora da Conceição.
A apresentação integra a “Série Hilda Hilst” da orquestra e apresenta ao público uma imersão na música sacra brasileira e na rica contribuição de compositores campineiros para a história musical do país. Excepcionalmente, a programação será integralmente dedicada ao espetáculo, sem a realização da missa no horário.
Sob a regência do maestro convidado Clayton Dias, o concerto da Sinfônica ainda terá a participação do Coro da Arquidiocese de Campinas e um quarteto de solistas convidados: Lina Mendes (soprano), Ednéia Oliveira (mezzo-soprano), Jessé Bueno (tenor) e Vinicius Atique (barítono). O evento busca reforçar o vínculo da cidade com sua identidade cultural e a tradição musical.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
O repertório especial será dividido em dois grandes blocos. O primeiro mergulha no período do Brasil Colonial, apresentando obras de importantes nomes da música sacra do século XVIII, como Anônimo de Mariana, Manoel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Peças tradicionais como “Novena de Nossa Senhora da Conceição”, “Magnificat” e a antífona “Salve Regina” compõem esta parte do programa.
A segunda parte do concerto celebra a produção de compositores nascidos ou ligados a Campinas. Serão executadas obras de Manuel José Gomes (pai de Carlos Gomes), com a peça “Tota Pulchra”, e quatro composições do mais célebre músico campineiro, Carlos Gomes. O público poderá apreciar o “Kyrie da Missa Nossa Senhora da Conceição”, a famosa “Ave Maria” e o “Te Deum”, que é parte do poema coral-sinfônico “Colombo”.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74