Que tal fazer um mergulho na história do Brasil por meio de cursos e viagens monitoradas, incluindo passeios por Campinas? É o que propõe o projeto “Revisitando o Brasil”, da ONG Assuma Sustentabilidade, sediada em Joaquim Egídio, que passa a ter como parceiro em 2020 o portal Campinas.com.br, que está completando 10 anos e iniciou um projeto pioneiro de promover experiências turísticas dentro da cidade e nos arredores. É a 1ª edição do “Revisitando o Brasil” do ano e terá como tema “Brasil Colônia – Campinas Urbana”. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
Esta primeira edição é dividida em dois dias de atividades. A palestra que ocorreu no sábado, dia 25 de janeiro, ministrado pelo sociólogo Pedro Rocha Lemos, coordenador do projeto, no espaço A Cabrita Café (sede da Assuma). Depois haverá um city tour guiado em ônibus pela cidade, passando por vários pontos históricos, marcado para o dia 15 de fevereiro. É possível fazer o tour sem ter participado da palestra, que pode ser assistida pelo Youtube.
“Brasil Colônia – Campinas Urbana”
Na manhã do dia 25 de janeiro, o professor Pedro Rocha Lemos contextualizou a Campinas urbana no período colonial: Como a sociedade se organizava? Quais eram as influências políticas, culturais e étnicas que marcaram esse período? Como tudo isso se materializou no desenho arquitetônico e funcional da cidade? O curso promove um mergulho e leitura nas referências históricas da cidade.
O workshop buscou fazer uma preparação para que que os participantes possam aproveitar melhor o tour de visitas aos ícones do patrimônio histórico urbano do município, que vai ocorrer no dia 15 de fevereiro.
Nesta data, serão visitados os mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, com um passeio histórico guiado pelo especialista: construções bi e tricentenárias cujas paredes e fachadas foram os cenários da rica história de Campinas. O tour, também guiado pelo sociólogo, vai explorar as edificações mais emblemáticos do período colonial. Cada endereço tem muitas histórias desconhecidas da maioria dos campineiros, que serão reveladas de forma leve e interativa. Os participantes vão conhecer casarões, capelas e igrejas. Em alguns deles serão visitados cômodos e acervos normalmente ocultados ao público.
Programação do passeio histórico e cultural
Partindo de Joaquim Egídio, após o café da manhã no espaço A Cabrita Café, o passeio cultural segue para as seguintes paradas:
-Casarão do Lago do Café – Taquaral
-Largo e Capela de Santa Cruz – Cambuí
-Matriz Nossa Senhora do Carmo – Centro
-Casarões da Rua Barão de Jaguara – Centro
-Catedral Metropolitana – Centro
-Palácio dos Azulejos – Centro
-Igreja de São Benedito – Centro
-Largo do Pará – Centro
-Casarão do Parque Ecológico – Vila Brandina
Retornando então para Joaquim Egídio para o encerramento das atividades do dia.
Mais sobre o projeto e realizadores
“Revisitando o Brasil – Viagens Contextualizadas” nasceu com a proposta de resgatar a história a partir das visitações aos acervos, do conhecimento científico acadêmico, aqueles contribuem na compreensão da formação da sociedade e do Estado brasileiro em todas suas tensões e formações de identidades sócio, político e cultural.
Ao longo de 2020, serão oferecidos quatro módulos cobrindo a trajetória histórica brasileira da Colônia até a República. As próximas edições das viagens guiadas vão ocorrer em Minas Gerais (abril), em Campinas novamente em junho, Rio de Janeiro (julho), Itu (setembro) e Brasília (novembro).
A coordenação e idealização é do professor Pedro Rocha Lemos (foto), cientista político, mestre e doutor em Ciências Sociais, ambientalista atuante nas ONGs Jaguatibaia e Assuma Sustentabilidade, e também integra a diretoria do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas (CONGEAPA).
A entidade Assuma (Associação para Sustentabilidade e Meio Ambiente), também responsável pelo projeto, é uma ONG que promove o convívio social, resgate da história e construção participativa do cotidiano cultural, artístico e educacional da comunidade do distrito de Joaquim Egídio. Fica sediada no espaço multicultural A Cabrita Café, nome dado em homenagem à antiga Maria Fumaça que percorria o Ramal Férreo Campineiro no início do século passado e até hoje boa parte da população do distrito ainda tem viva na memória.
Projeto “Revisitando o Brasil” – edição “Brasil Colônia – Campinas Urbana (palestra e tour histórico)
Local: A Cabrita Café. Rua Dr. Heitor Penteado, 1085, Joaquim Egídio – Campinas
Datas:
Palestra – 25/01 – assista ao vídeo
Tour – 15/02, das 9h às 18h
Informações e inscrições: (19) 99165-3038 / acesse o site
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74