Foto - crédito: Firmino Piton / Prefeitura de Campinas (divulgação)
Neste sábado, dia 7 de fevereiro de 2026, haverá uma edição especial da visita monitorada “Saudade e Suas Vozes” no Cemitério da Saudade, em Campinas. O passeio gratuito ocorre no dia que marca os 145 anos de fundação do local e também o Dia do Patrimônio Cultural Funerário na cidade, que é a primeira do Brasil a instituir a data. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas. A atividade tem classificação etária livre, sendo que menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.
A iniciativa propõe um mergulho na história e na memória de Campinas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
O roteiro resgata histórias de personalidades da cidade que estão sepultados no cemitério, como Francisco Glicério, Mário Gatti, Vieira Bueno e outras biografias que ajudam a compreender a formação social, política e cultural de Campinas, e também explora o imaginário popular com lendas urbanas consagradas, como o Bonde da Morte e as histórias dos “milagreiros” Maria Jandira, Toninho, Os Três Anjinhos e Fraquita.
O passeio também destaca a riqueza da arte tumular, com foco nas obras dos artistas Lélio Coluccini e Marcelino Velez, ambos também sepultados cemitério.
Para participar, os interessados devem seguir normas de segurança e conforto: é obrigatório o uso de calçados totalmente fechados. A organização recomenda ainda o uso de calça comprida, blusa ou moletom (devido ao vento no período da tarde) e a aplicação de repelente de mosquitos. O percurso totaliza cerca de 3,8 km de caminhada com duração estimada de 2h30.
Embora a participação seja gratuita, o evento incentiva a doação facultativa de alimentos para o Banco de Alimentos de Campinas.
A atividade integra o programa de fomento à cultura Aldir Blanc e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74