Foto - Crédito: Reprodução/site da Prefeitura de Campinas

Foto – Crédito: Reprodução/site da Prefeitura de Campinas
🖼️ Evento: “Olhar da Diversidade”
📍 Local: Diversos espaços em Campinas (veja programação abaixo)
🗓️ Data e Horário: De 25 de julho a 29 de agosto de 2025 (veja a programação detalhada abaixo)
🎟️ Entrada: Gratuita
ℹ️ Mais informações: @olhardadiversidade no Instagram
Campinas será o cenário de uma rica e abrangente programação cultural gratuita que se estende de julho a setembro de 2025. O projeto “Olhar da Diversidade”, uma iniciativa da Fulô Produtora Cultural, tem como foco a integração entre artes visuais, formação crítica e acessibilidade, promovendo diálogos essenciais com diversas comunidades e territórios da cidade. A série de eventos, que inclui exposições de arte, oficinas artísticas e ações formativas inclusivas, é um convite à reflexão sobre a diversidade em suas múltiplas facetas.
Viabilizado por importantes editais públicos (ProAC 15/2024 e Pnab 25/2024), o projeto “Olhar da Diversidade” abrange exposições fotográficas, oficinas práticas, intervenções de lambe-lambe e uma série de diálogos presenciais e assíncronos. A programação reúne vozes de artistas, pesquisadores e ativistas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, vindos de diferentes regiões de Campinas e do Brasil, reforçando o caráter inclusivo e nacional da iniciativa.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação
As atividades serão distribuídas em diversos locais pela cidade, visando alcançar um público amplo e diverso. Carolyne Germano, coordenadora do projeto, destaca que “a imagem é, para nós, um ponto de encontro entre memória e projeto de futuro. Quando esse encontro se dá a partir de trajetórias dissidentes, ele carrega em si a força de quem teve que imaginar mundos inteiros para existir.”
A programação detalhada contempla oficinas conduzidas por artistas renomados como Sil Oliveira, que ministrará a oficina de lambe-lambe, e Gabi Perissinotto, responsável pela oficina de fotografia. Além disso, rodas de conversa abordarão temas cruciais como acessibilidade cultural, cultura surda, prevenção ao HIV e comunicação com propósito, incentivando a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes de apoio.
Um dos pontos altos do projeto é o encontro “Afrocentralidade: resistência e futuro”, que reunirá mulheres negras do território do Satélite Íris para uma discussão aprofundada sobre racismo estrutural, a importância das redes de apoio e o papel do empreendedorismo na promoção da autonomia e do desenvolvimento comunitário.
02/08 – sábado: Abertura das exposições – MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Centro
03/08 – domingo: Intervenção Lambe e Diálogos – Casa Sem Preconceito – R. Dr. Ricardo, 414, Centro
06/08 – quarta-feira: Espaço Marco do Valle – R. Dr. Quirino, 1865, Centro
14/08 – quinta-feira: CIS Guanabara – R. Mário Siqueira, 829, Botafogo
16/08 – sábado: Bacia Cultural – R. Dr. José de Campos Novaes, 160, Guanabara
20/08 – quarta-feira: Senac Campinas – R. Sacramento, 490, Centro
Oficina de Lambe-Lambe – Sil Oliveira: 25/07 a 29/08, quintas-feiras, das 14h às 17h, no Tear das Artes (Av. Benedito Roberto Barbosa, 11, Parque Universitário de Viracopos).
Oficina de Fotografia – Gabi Perissinotto: 26, 27/07, 02, 03 e 09/08, das 13h30 às 17h, na OMG Cultural (Rua Carolina Souza Costa Barros, 87, Jd. Monte Cristo).
03/08 – domingo: Diálogos LGBTQIAPN+: Temas como Redução de Danos (com Luma Sábio), Prevenção Combinada ao HIV (com Luiz Gustavo da Silva Cordoba) e Comunicação com Propósito (com Raul Gomes). A partir das 16h, na Casa Sem Preconceito (Rua Dr. Ricardo, 414 – Centro).
04/08 – segunda-feira: Diálogos com Comunidade PCD: Temas como Acessibilidade Cultural (com Maíra Schiavinato Massei), Cultura Surda e Cultura Def (com João Pedro Acciari da Silva Franco) e O Futuro é Def (com Fernanda Albino de Oliveira). A partir das 13h30, no CEI Campinas (R. Dr. Quirino, 1856, Centro).
05/08 – terça-feira – Diálogos Afro Referenciados: Tema: Afrocentralidade – Mulher Negra, Racismo Estrutural e Empreendedorismo (com Giovana Ferreira Frau, Fabiola Duarte Pinto e Jeniffer Fernanda de Oliveira Francisco). A partir das 9h, no CRAS Satélite Íris (Av. Professor Mário Scolari, 91, Cidade Satélite Íris).
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74