Foto - crédito: MaGon / divulgação
🎟️ Entrada: Gratuita.
ℹ️ Mais informações: Classificação etária: Livre | Duração: 55 min
Inspirado na clássica obra “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov, o espetáculo teatral “Moscou para Principiantes” está em circulação pelo interior paulista com uma série de 12 apresentações gratuitas e acessíveis, além de uma Oficina de Transcrição Poética. Escrito e dirigido por Aline Filócomo, a montagem, que conta com Natacha Dias, Paula Arruda e Rita Grillo no elenco, passa por Campinas neste final de semana, nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.
A circulação, contemplada pelo edital de Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais 27/2024, já passou por São Carlos, Bragança Paulista e Bauru, e após as datas em Campinas, segue para São Caetano do Sul (30 de outubro) e Santos (11 de novembro). As sessões contam com bate-papo com o público e tradução simultânea em Libras.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação cultural.
O espetáculo marca o início da trajetória da Boneca Russa | Cia de Teatro e mantém viva sua pesquisa dramatúrgica que combina poesia, humor e crítica social. A peça investiga os sentidos contemporâneos do trabalho e a possibilidade de criação de outras realidades, tendo recebido prêmios e reconhecimento desde a sua estreia. Sua base de criação é a transcrição poética de conversas realizadas com atrizes e com um grupo de aposentadas da terceira idade, em uma dramaturgia que utiliza a boneca russa (matriosca) como metáfora central.
Em cena, a obra transita entre teatro, cinema e instalação, revelando camadas sucessivas onde ora surgem as figuras de Tchekhov (Olga, Macha e Irina), ora, três idosas evocando memórias, e ora, as próprias atrizes refletindo sobre seus desejos, frustrações e suas “moscous” pessoais. O texto, publicado em 2020 pela Editora Javali, propõe uma crítica sensível ao imperativo de produtividade que marca o mundo atual, propondo: “O que resta quando isso tudo acaba?”, nas palavras da diretora Aline Filócomo, que também é integrante da Cia Hiato.
As atrizes Natacha Dias, Paula Arruda e Rita Grillo conduzem a ação por meio de falas sobrepostas, lapsos de memória e repetições, criando um ritmo fragmentado. Essa linguagem se associa à nossa dificuldade atual de compreensão das alteridades, reivindicando o direito à criação, ao desejo e à contemplação em um contexto social onde a existência está cada vez mais atrelada à capacidade humana de produzir.
Além das apresentações, a circulação oferece a Oficina de Transcrição Poética, voltada para mulheres 60+. Conduzida por Aline Filócomo e pelas atrizes, a atividade gratuita propõe a transformação de memórias pessoais em pequenas cenas, criando um espaço de ressignificação da memória e da potência criativa em qualquer idade. O encontro tem a duração de três horas.
Campinas
São Caetano do Sul
Santos
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74