Foto - crédito: Ricardo Lima / divulgação
As artes gráficas em Campinas ganha destaque com a sétima edição da “Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes”. Com entrada gratuita, o evento acontece neste sábado, 13 de setembro de 2025, das 11h às 20h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, e promete reunir 90 expositores de diversas partes do Brasil, apresentando trabalhos autorais e independentes que exploram zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras e serigrafia.
Durante a Feira, o público poderá participar de uma série de atividades gratuitas, como a intervenção artística “Marcas da Feira – Escritas e Gestos em Deslocamento pela [SUB]”, uma oficina para a criação de um “herbário poético”, além de uma ação de troca de stickers e uma colagem coletiva de lambe-lambes. A programação também conta com discotecagem com Riva Rock a partir das 15h. O evento também traz a exposição “Livro, Deslivro, Relivro”, de Gilberto Tomés, na Biblioteca de Obras Raras da Unicamp.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Realizada pelo Mix Estudio Criativo, a “Feira [SUB]” conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal, da Extecamp, do Instituto de Artes da Unicamp e de outros parceiros. O projeto cultural “[SUB]” visa fomentar, refletir e articular o circuito artístico independente, criando um espaço para a produção autoral em artes gráficas, visuais e literatura.
As idealizadoras Marcela e Fabiana Pacola destacam a importância do evento para a economia criativa, a democratização da arte e a formação de público. Nesta edição, 40% dos expositores são estreantes, um esforço para dar visibilidade a novos artistas e editoras.
Segundo as organizadoras, 29% dos expositores são da região metropolitana de Campinas, 60% de São Paulo e 11% de outros estados, o que demonstra o alcance nacional do evento. A diversidade de formatos, técnicas e a presença dos próprios artistas garantem conexão e troca de conhecimento.
Biblioteca Zink, dia 13 de setembro:
11h às 20h | Feira com cerca de 90 expositores – zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras e serigrafia.
11h às 16h | Intervenção artística ‘Marcas da Feira – Escritas e Gestos em Deslocamento pela [SUB]’. Com Manas Escritas e Storiologia. Classificação livre.
12h às 18h | Ação ‘Impressões: Poemas, Plantas e Desenho’. Com Ana Cláudia Romano Ribeiro e Katia Marchese. Classificação a partir dos 10 anos.
11h às 20h | Ação ‘Obrigado Vida convida: Troca de Stickers’. Classificação livre.
15h às 20h | Discotecagem com Riva Rock Discos.
16h | Ação ‘Colagem de Lambes- Festival Hercule Florence’. Com Ricardo Lima e Matheus Hofstatter. Classificação livre (crianças menores de 14 anos acompanhadas dos responsáveis).
Atividades paralelas:
Biblioteca de Obras Raras – Bora/Unicamp:
De 02 a 30 de setembro | Exposição coletiva de trabalhos dos artistas Beatriz Campolim, Luiz Lira e Tainá dos Santos, autores do Cartaz da [SUB] 2025. Visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h. Classificação livre.
De 28 de agosto a 31 de outubro | Exposição ‘Livro, Deslivro e Relivro – grafiquezas, grafiquices & outras gráficas’ de Gilberto Tomé. Visitação de segunda à sexta-feira das 9h às 17h. Classificação livre.
Dia 25 de setembro, quinta-feira
10h às 12h | ‘Visita guiada pelo artista’ Gilberto Tomé, que apresentará os trabalhos expostos. Classificação livre.
14h às 16h | Oficina ‘Livrar Histórias’. Os participantes são convidados a elaborar uma história utilizando carimbos e uma única folha de papel. Classificação livre.
O Projeto Cultural [SUB] tem como foco o fomento e a discussão da produção independente na área das artes gráficas, visuais e da literatura. A Feira é o pilar do projeto, mas a proposta é promover um ciclo de ações que incluem exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que acontecem em diversos espaços culturais da cidade.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74