Foto - Crédito: Jota Azevedo

Foto – crédito: Jota Azevedo / divulgação
A exposição “Ecotoy ART GPT: As embalagens têm muito a dizer!” chega ao Espaço Galeria do Centro Cultural Sesi Campinas a partir desta sexta-feira, 29 de novembro de 2024, às 19h, e segue aberta para visitação até 9 de março de 2025.
Haverá um coquetel e uma programação especial na vernissage com a presença do curador, Ricardo Lima, e da artista Saramello. Para este evento, é necessário reservar ingresso pelo sistema MeuSesi.
O projeto “Ecotoy ART GPT” é a união da arte, sustentabilidade e tecnologia para dar vida às obras de arte com embalagens reutilizadas que seriam destinadas ao lixo. A mostra tem a participação de 15 jovens artistas, com bonecos de Ecotoy Art conectados a uma inteligência artificial, que irá dialogar com o público para que conheça mais sobre a história da obra e também sobre educação ambiental. Em paralelo serão realizadas oficinas abertas para a construção de bonecos de Ecotoy Art pelo público.
O projeto Ecotoy Art foi criado em 2011, pelo professor Ricardo Lima, logo após a publicação da Lei 12.305/10, que instituiu no país a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com os objetivos principais de prevenir e reduzir a geração desnecessária de resíduos sólidos, com foco na importância de sua reciclagem e na correta reutilização, assim como fomentar a economia circular. Nesses 13 anos, as ações criadas para o enfrentamento do problema ainda não são proporcionais ao seu crescimento. O Brasil é o 4º maior poluidor de lixo plástico no mundo e o que menos recicla. Esse problema irá se agravar ainda mais com o crescimento populacional (8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050) e, consequentemente, o aumento do consumo no mundo.
Ricardo Lima de Mello é doutor, mestre e bacharel em Design e Tecnologia (Universidade Anhembi Morumbi) e especialista em Administração de Empresas (FGV-SP). Atua desde 2005 como gestor de projetos digitais e culturais, e é palestrante sobre inovação, startups, novos modelos de negócios e empreendedorismo. É membro do conselho de Inovação do Instituto Kapok, e atualmente é professor da escola de negócios da Universidade Anhembi Morumbi (Ânima Educação). Leciona também nos cursos de pós-graduação no IBMEC e ENS, em SP.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74