Após o lançamento do trecho de Campinas da rota “Caminho pro Interior”, serão realizadas oficinas com o tema “Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas” para a comunidade local. As primeiras atividades vão ocorrer nos dias 30 de julho e 6 de agosto, no período da manhã. Ao todo serão quatro oficinas.
O intuito é despertar o engajamento, acolhimento e possibilidades de empreendedorismo local com foco em oportunidades de desenvolvimento pessoal e de negócios. Interessados podem se inscrever pelo site www.caminhoprointerior.com.br.
Durante a oficina haverá a apresentação e atividades promovidas pelo “Caminho pro Interior”, envolvendo tópicos sobre Cultura, Turismo Rural, Religioso e de Natureza.
De acordo com a organização, a capacitação oferecida por meio das oficinas será importante para a compreensão e o despertar da população sobre a criação ou aperfeiçoamento de iniciativas sociais, culturais, turísticas, de eventos, de lazer e também de alavancagem de negócios em torno de caminhos turísticos e de peregrinação, segmento do qual Campinas passa a fazer parte com a inauguração do Caminho.
Mais sobre o “Caminho pro Interior”
A rota de turismo e peregrinação reúne 20 municípios, incluindo cinco distritos da região de Campinas, Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas Gerais, em um total de 537 km. O trecho de Campinas inclui os distritos de Joaquim Egídio e Sousas, que foi inaugurado no sábado, 23 de julho, como parte das comemorações de 248 anos da cidade, além do bairro rural Carlos Gomes.
A nova rota cria oportunidades para que turistas e peregrinos e populações locais possam conhecer melhor essas comunidades, suas histórias e culturas, igrejas e capelas, além dos atrativos turísticos, que cada uma possui. Valorizando ainda referências como a Serra da Mantiqueira, suas semelhanças culturais e históricas (religiosidade, cultivo do café, produção de cachaça e outras riquezas do mundo rural, estradas de ferro, variada imigração etc.), produção artesanal e industrial específica, assim como destaques ou características especiais de cada cidade e distrito.
O trecho de Campinas conta com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; das subprefeituras de Joaquim Egídio e de Sousas, além da APA Campinas (Congeapa), Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Campinas) e da Associação de Bairro Carlos Gomes.
Oficinas “Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas”
30/07
Local: Estação Experimental de Joaquim Egídio. Rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, 214-418, distrito de Joaquim Egídio – Campinas
06/08
Local: Avenida Antônio Ignácio Pupo, 100, bairro Carlos Gomes – Campinas
Inscrições: acesse o site
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74