Sinfônica de Campinas - Firmino Piton

Foto – crédito: Firmino Piton / Prefeitura de Campinas (divulgação)
Neste sábado, dia 12 de julho de 2025, a Orquestra Sinfônica de Campinas faz um concerto especial e gratuito para marcar a reabertura do Teatro de Arena “Teresa Aguiar”, na área externa do Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes”, no Cambuí. A apresentação está marcada para 18h, e os portões serão abertos ao público às 15h. O evento, que também celebra o aniversário de 251 anos de Campinas, comemorado no dia 14 de julho, ainda contará com telão para transmitir a apresentação musical.
No repertório, sucessos de grandes musicais como “Evita”, “Cats”, “Frozen” e “Wicked”, apresentados ao ar livre. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto terá vários convidados (veja abaixo).
Fechado desde o final de 2011, o CCC é uma das maiores reformas culturais já realizadas em Campinas, de acordo com a Prefeitura. A obra de R$ 60 milhões, sendo metade com recursos do governo de São Paulo e os outros R$ 30 milhões por meio de financiamento da Prefeitura com a Caixa Econômica, contemplou desde a infraestrutura física dos teatros, elétrica e hidráulica até a modernização dos sistemas de áudio, vídeo, iluminação cênica e automação.
Mais sobre o concerto e convidados
Para este concerto comemorativo, que terá a regência do maestro titular, Carlos Prazeres, a Orquestra Sinfônica de Campinas convidou um grupo de solistas com trajetórias marcantes e vozes que brilham nos palcos do Brasil: Claudia Noemi, Isabelle Dumalakas, João Gabriel, Rodrigo Duarte e Marina Gabetta.
A participação de Marina Gabetta carrega um simbolismo especial. Natural de Campinas, a soprano lírico Spinto retorna à sua cidade natal para integrar esse momento histórico, representando o talento local e a força da cultura campineira. Reconhecida por sua versatilidade e expressividade vocal, Marina tem se destacado no cenário lírico nacional e agora presenteia o público campineiro com sua arte em uma noite memorável.
Realçando o peso de cada obra dentro do universo dos musicais, o concerto apresenta um programa de grande sucesso, com títulos consagrados.
“Esse concerto vai ser muito mais que música: vai ser um abraço caloroso da orquestra ao público de Campinas! Estamos preparando trechos épicos de ‘Evita’ e toda a magia de ‘Frozen’. Tenho certeza de que vai ser impossível não cantar junto em ‘Let It Go’. E claro, não poderia faltar a força arrebatadora de ‘Wicked’, trazendo a intensidade dos grandes musicais para nossa noite sob as estrelas”, explica o maestro.
“A reinauguração da Arena do CCC é um marco histórico que merece ser celebrado com pompa e circunstância. Por isso nosso concerto se chama ‘Viva la Vida’. Acreditamos que celebrar e investir em cultura é cultuar nossa própria espécie e tudo de mais belo que ela cria. Vamos juntos celebrar a vida”, complementa Prazeres.
Segundo Wanilton Mahfuz, diretor da orquestra, o retorno ao Centro de Convivência representa não apenas uma conquista logística, mas a retomada de um espaço que fortalece a identidade e a excelência do grupo. “A volta da Orquestra ao Centro de Convivência é a realização de um antigo sonho. A recuperação da Sala de Ensaios permitirá maior estabilidade e preservação dos equipamentos da orquestra. Além disso, possibilitará a manutenção do alto nível técnico e artístico dos concertos, que serão apresentados em uma das melhores salas de concerto do Brasil”, afirma Mahfuz.
Concerto: Aniversário de Campinas “Viva la Viva” – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Local: Centro de Convivência Cultura de Campinas – Teatro de Arena Teresa Aguiar
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74