Foto - crédito: Carlos Bassan / divulgação
A Comunidade Jongo Dito Ribeiro promove mais uma edição do “Projeto Pisa na Tradição”, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas. A vivência de jongo ocorrerá no dia 4 de outubro de 2025, sábado, das 10h às 12h, e a entrada é gratuita e aberta a todas as idades, consolidando o esforço da comunidade em preservar e difundir o jongo como patrimônio cultural.
Reconhecido como um dos principais encontros da comunidade jongueira, o “Pisa na Tradição” é um espaço de diálogo e aprendizado, de acordo com a organização. Durante a atividade, mestres, jongueiros e o público interessado compartilham saberes, memórias e experiências sobre o jongo, abrangendo as formas tradicionais de tocar, cantar, dançar e “tirar pontos” (mensagens cantadas).
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Mais do que apenas uma vivência cultural, o projeto tem o objetivo de reafirmar a importância do jongo como patrimônio imaterial brasileiro, transmitindo às novas gerações a força da ancestralidade africana que pulsa em cada batida do tambor. Para esta edição, há um convite especial para que as mulheres participem trazendo suas saias, valorizando a estética e o movimento corporal que são parte integrante da dança.
Fundada em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro é uma referência nacional na preservação e na promoção do jongo, que é reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Por meio de vivências, oficinas, apresentações e formações, a comunidade mantém a tradição viva e fortalece a identidade cultural afro-brasileira na região e no país.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74