Vivemos uma epidemia de infantilização? A pergunta é levantada (e respondida) pelo filósofo Luiz Felipe Pondé no módulo de maio do Café Filosófico CPFL, que tem como tema “O mundo contemporâneo repleto de adultos infantis”. Curador da série, Pondé conversa com o público na abertura da programação mensal, nesta sexta-feira, 3 de maio, às 19h, no Instituto CPFL, em Campinas. O encontro vai discutir “O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas”. A entrada é gratuita.
Segundo Pondé, o amadurecimento é cada vez mais raro nos dias atuais: os jovens adiam sair de casa, ser autossuficientes financeiramente, sustentar vínculos afetivos e ter filhos. O objetivo do módulo é discutir essa “epidemia de imaturidade” como sintoma de um mundo contemporâneo inconsistente.
“O mundo do marketing descobriu que o recurso mais escasso da vida é o significado dela. Num mundo entediado pela longevidade, a significação se dissolve como num ácido. O futuro é uma sociedade de consumo de significados para consumidores sem nenhum significado”, afirma o curador.
Colunista da Folha de S.Paulo, Pondé é filósofo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autor de, entre outros, “Os Dez Mandamentos (+ um)” e coautor de “Por que virei à direita” (ambos pela Três Estrelas).
Ao longo do mês, o Café Filosófico vai discutir o tema a partir de questões como data science e nova ciência social, espiritualidade e a psicanálise.
Confira a programação:
03/05
“O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas”
Com Luiz Felipe Pondé, filósofo, professor e colunista da Folha de S. Paulo
10/05
“A data science como a nova ciência social definitiva”
Com Kaike Nanne, jornalista da Bites, empresa especializada em data science e análise de comportamento
17/05
“A espiritualidade inconsistente: Deus como mercadoria”
Com Ed René Kivitz, teólogo, pastor e mestre em ciências da religião
24/05
“A agonia do amadurecimento”
Com Danit Pondé, psicanalista winnicottiana e doutora em filosofia pela Unicamp
Fonte: assessoria de imprensa
Foto – crédito: Tatiana Ferro (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74