Foto - crédito: arquivo pessoal
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) ‘José Pancetti’ recebe neste sábado, 23 de agosto de 2025, um bate-papo gratuito sobre a exposição “Da Raiz à Pele”, em cartaz no local. O evento, que faz parte da programação paralela da sétima edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes, reunirá o artista Marcio Elias Santos e a curadora Luciana Bertarelli para uma conversa sobre o processo de criação das obras.
A exposição, que pode ser visitada até o dia 20 de setembro, investiga o corpo humano e sua relação com o ambiente. Com mais de 40 trabalhos, a mostra utiliza diversas técnicas como xilogravuras de grande formato, estêncil, serigrafia e monotipia, além de uma vídeo e foto instalação. A proposta é explorar o corpo através de fluxos cromáticos e texturas, destacando sua materialidade, identidade e consciência de sua importância na construção do conhecimento.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
O bate-papo, com entrada gratuita, é uma oportunidade para o público conhecer mais a fundo as questões que nortearam a criação do conjunto de obras, produzidas entre 2024 e 2025.
Doutor em artes visuais pela Unicamp, Marcio Elias Santos é artista visual e educador, conhecido por investigar os processos de construção da cor e sua manipulação através da xilogravura. Desde 2009, o artista faz parte do projeto Xilomóvel. Entre as exposições que participou, destacam-se a individual “Despertar” (AtAl Campinas, 2023) e a coletiva “Xilo: Corpo e Paisagem” (Sesc Guarulhos e Sesc Pinheiros, 2019).
A curadora Luciana Bertarelli também é artista visual e educadora, doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Sua pesquisa explora as materialidades da gravura, criando relações com o corpo e as memórias. Ela também integra o projeto Xilomóvel desde 2009 e, em 2024, participou da exposição coletiva “Cartograhies Utopiques” na Biennale Dak’Art Off, em Dakar, Senegal.
O Projeto Cultural SUB atua no fomento e articulação do circuito artístico independente, com foco nas artes gráficas, visuais e literatura. O objetivo principal é promover ações como a feira anual de arte impressa e publicações independentes, além de uma programação paralela que inclui oficinas, bate-papos, exposições e encontros literários. A feira principal acontecerá no dia 13 de setembro de 2025, das 11h às 20h, na Biblioteca Pública Municipal ‘Prof. Ernesto Manoel Zink’.
Veja também: Programação do Macc para agosto e setembro.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74