O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas, realiza nos dias 30 e 31 de outubro, sexta-feira e sábado, seu primeiro festival, o “Transforma 2020 – Música & Cidadania”. O evento integra as comemorações pelos 20 anos do Anelo e, devido à pandemia do novo coronavírus, será totalmente on-line, com transmissão aberta ao público pelo canal oficial do Instituto Anelo no YouTube.
O objetivo do festival é oferecer a alunos e à comunidade em geral o contato com artistas, músicos e profissionais de reconhecida atuação no cenário artístico nacional e internacional por meio de videoconferências ou workshops, com duração de 90 minutos no máximo. Serão abordados três temas por dia, sempre com um convidado especial, tendo como mediadores professores e colaboradores do Instituto Anelo. A programação diária será finalizada com música.
De acordo com o fundador e coordenador geral do Instituto, Luccas Soares, o Anelo começou a projetar a realização do próprio festival após o início da parceria com o Arcevia Jazz Feast, na Itália, seminário anual de jazz e improvisação do qual a instituição campineira participa desde 2015. E nada melhor do que dar início ao sonhado projeto no ano do vigésimo aniversário do Anelo.
Outro fator determinante para que o Transforma saísse do papel, segundo Luccas, foi que, pela primeira vez, o Anelo iniciou o ano com dinheiro para concretizar o projeto – o festival faz parte do Plano Anual 2020 do Instituto, que tem a CPFL Energia como patrocinadora master, via Instituto CPFL, e também a Unimed Campinas como patrocinadora, ambas via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A ideia original, segundo Luccas, era a de que o evento fosse presencial, no Jardim Florence I, onde fica a sede do Anelo, com a participação, inclusive, de convidados internacionais. “Na Itália, tanto alunos quanto professores têm muita curiosidade sobre a música brasileira e demonstram muita vontade de conhecer o Anelo e ter uma experiência com a nossa música aqui”, diz, lembrando que o festival italiano é um modelo para o Transforma. Mas, com a Covid-19, o formato do festival foi adaptado para os tempos de pandemia. “Optamos por fazer o evento online, com a expectativa de que no próximo ano ele seja presencial”, afirma o coordenador geral.
Em sua primeira edição, o “Transforma 2020 – Música & Cidadania” abordará temas diversos, tais como “Educação Musical Infantil”, “Piano Popular Contemporâneo” e “Projetos Sociais: Desafios nos Tempos Atuais”, com a participação dos seguintes convidados: a percussionista e professora Amanda Caetano Giarelli; o pianista, compositor, produtor e arranjador Fábio Leandro; o cavaquinista e bandolinista Henrique Araújo; o produtor, compositor e percussionista Ricardo Braga; a pianista, educadora musical e empreendedora social Moana Martins; e o multi-instrumentista, produtor, arranjador e educador Webster Santos.
Outro convidado, o trompetista e professor Walmir Gil, participará da live “Que Instrumento é Esse? – Trompete”. Esse evento encerra a programação do primeiro dia do Transforma e inaugura a série de lives educativas promovidas pela Orquestra Anelo, maior grupo instrumental do Instituto Anelo, sobre os instrumentos que formam sua estrutura.
Ainda na parte musical, a comemoração terminará com o lançamento do quinto vídeo da série Orquestra Anelo em Casa, com a música “O Canto da Ema”, composição de Jackson do Pandeiro com arranjo de Guilherme Ribeiro e interpretação do quinteto de saxofones da Orquestra, formado por Edmilson Santos (sax soprano), Marcelo Louback (barítono), Matheus Soares (sax tenor), Tércio Pereira (sax alto 1) e Vinicius Corilow (sax alto 2), com participação de Filipe Lapa na zabumba.”
O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2020, tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh, do Instituto Robert Bosch, do Arcevia Jazz Feast e do CMDCA – Campinas-SP (Centro Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente).
Programação:
30/10
10h00 – Projetos Sociais: Desafios nos Tempos Atuais, com Moana Martins
13h00 – O Choro da Metrópole, com Henrique Araújo
15h30 – Percussão Afro-baiana, com Ricardo Braga
18h00 – Live educativa Que Instrumento é Esse – Trompete. Convidado especial: Walmir Gil
31/10
10h00 – Música Cura, com Webster Santos
13h00 – Piano Popular Contemporâneo, com Fábio Leandro
15h30 – Educação Musical Infantil, com Amanda Caetano Giarelli
18h00 – Lançamento do vídeo O Canto da Ema, com o Quinteto de Saxofones da Orquestra Anelo + Filipe Lapa na percussão
Foto: Fernando (Walmir Gil) / Piu Dip (Webster Santos) / Daniel Kersys (Fabio Leandro)/ Adilson Moralez (Amanda Caetano Giarelli) – divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74