Bem-estar

Dia Mundial do Coração: conheça cinco alimentos aliados à saúde

28 de setembro de 2015

Nesta terça-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. E para cuidar dele, uma dieta equilibrada, combinada com a prática de exercícios físicos rotineiros, ajudam a manter a saúde. Alguns alimentos são indicados para prevenir doenças cardíacas, como o azeite, alho, aveia, castanhas e peixes. “Os mais recomendados são os ricos em fibras, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Eles contribuem na redução do colesterol ruim (LDL), que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. É importante também diminuir ou evitar o consumo de fast food e produtos industrializados”, afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira.

Conheça mais sobre esses alimentos:

Azeite: possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas. É fonte de vitamina E, entre outras, e apresenta minerais. Ele é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. O extravirgem é o mais puro e garante todos esses nutrientes;

Alho: ele torna o sangue mais fluido e diminui a resistência das paredes das veias e artérias, melhorando assim a pressão arterial, o que evita alguns problemas, como o infarto. Além disso, ele também ajuda a regular o colesterol e os triglicérides, taxas associadas sempre a doenças cardíacas. Pode ser usado para temperar diversos pratos ou usado como ingrediente principal como aperitivo;

Aveia: seja em flocos, farelo ou farinha, ela contém fibras que ajudam a reduzir o colesterol e também a controlar a glicose, nível de açúcar no sangue. Pode ser acrescentada em iogurtes, salada de frutas e em receitas de bolos, biscoitos e tortas. O ideal é consumir até 3 colheres de sopa por dia;

Castanhas: castanha do Pará, amêndoas, avelãs, nozes, amendoins e macadâmias são ricos em gorduras poliinsaturadas. Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras e outros minerais. Elas podem ser consumidas nos lanches de intervalo, picadas e polvilhadas na salada, bolos e tortas. A porção recomendada é de seis unidades por dia;

Peixes: os de águas salgadas profundas, como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia no controle da pressão arterial, dos triglicérides, do colesterol e da glicose. Recomenda-se consumir esses peixes pelo menos três vezes por semana.

Confira algumas receitas para utilizar os alimentos:

Salmão grelhado com ervas finas

Ingredientes
2 filés de salmão grossos
2 colheres (sopa) de gergelim
5 tomates maduros
½ maço de manjericão fresco
1 colher (café) de cúrcuma
1 colher (café) de pimenta do reino
200 g de ricota
Sal
Limão
Azeite de oliva

Modo de preparo
Tempere o salmão com limão, sal e bastante gergelim. Tire as sementes dos tomates e bata no liquidificador. Cozinhe rapidamente os tomates com um pouco de sal. Quando desligar acrescente as folhas de manjericão rasgadas. Acrescente pimenta do reino, azeite e cúrcuma. Leve para gelar. Amasse a ricota e tempere com sal e azeite. Faça 2 bolas achatadas e coloque para gelar. Grelhe os filés de salmão. Arrume em um prato o molho de tomates gelado, o filé de salmão quente em cima e ao lado do filé coloque uma bola de ricota com uma folha de manjericão. 

Cookies integrais de castanha do Pará

Ingredientes
3 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
100 g de castanha-do-pará picadas
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral peneirada
½ xícara (chá) de aveia em flocos
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a canela e a aveia. Depois, acrescente os ovos e o açúcar. Mexa novamente até misturar bem. Coloque o fermento químico, misture suavemente e por último inclua as castanhas picadas, mexa mais um pouco devagar. Faça bolinhas pequenas com o auxílio de uma colher e vá colocando em uma forma untada ou forrada com papel vegetal, deixando um espaço de 5 cm entre cada bolinha. Quando preencher toda a forma, leve para assar em forno pré-aquecido por 10 minutos ou até ficar dourado. Retire do forno e deixe terminar de esfriar na assadeira. Depois, coloque em um recipiente fechado para manter a textura.

Alho assado com alecrim e orégano

Ingredientes
4 cabeças de alho
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de alecrim
Sal a gosto
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo
Corte a parte superior das quatro cabeças de alho. Tempere com sal, orégano, alecrim e regue com azeite de oliva. Coloque em uma travessa e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Sirva como aperitivo.

Muffin de maçã com castanhas

Ingredientes
½ xícara (chá) de farinha de arroz branco
½ xícara (chá) de farinha de arroz integral
½ xícara (chá) de aveia ‪
¼ xícara (chá) de óleo coco
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) fermento
2 colheres (sopa) mel
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada
2 maçãs raladas
3 ovos
Nozes e castanhas do Pará picadas
Pitada de canela,

Modo de preparo:
Bata as gemas com o açúcar e mel até obter um creme. Acrescente o óleo e bata mais. Reserve. No liquidificador bata bem rápido as nozes e castanhas do Pará. Misture com as farinhas. Aos poucos rale a maçã e acrescente as farinhas com nozes e castanhas, canela e misture o creme até tudo incorporar. Coloque o fermento e bata delicadamente. Por último, bata as claras em neve e incorpore lentamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.

Fonte: dica: Oba Hortifruti (assessoria de imprensa)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74