Cultura

Encenação da Paixão de Cristo de Valinhos ganha nova montagem em 2014

16 de abril de 2014

A nova produção da tradicional encenação da Paixão de Cristo de Valinhos vai ser apresentada ao longo do feriado de Páscoa, na Sexta-feira Santa (18), Sábado de Aleluia (19) e Páscoa (20), no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, às 20h. A entrada é gratuita.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a nova montagem contará com mudanças de cenário e do enredo. Será mais um grande espetáculo teatral para contar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, de acordo com os relatos dos Evangelhos. “Dividido em três apresentações na Semana Santa, uma a mais que no ano passado, a organização do evento espera receber um grande público, como na encenação de 2013”, destaca.

Ventura conta que a Paixão de Cristo 2014 tem um enredo diferenciado e mais detalhado, que narra a história desde o nascimento de Jesus até a hora de sua ressurreição, contando os episódios mais significativos da história bíblica. “Assim, teremos o Nascimento na manjedoura, parte do Sermão da Montanha, o Batismo, Domingo de Ramos e toda trama que levou Jesus ao Calvário e a morte na cruz”, explica Ventura.

Os cerca de 200 personagens vividos por atores, alunos de teatro do Centro Cultural “Vicente Musselli” e figurantes, atuarão em meio a grandes cenários preparados pelos cenógrafos Rodrigo Siqueira e Carol Sarina, convidados pela Secretaria de Cultura e Turismo para executar o projeto, e que vão dar mais realismo à encenação.

Os sete novos cenários projetados por Carol, que é designer, começaram a ser instalados em uma área de cerca de 2.800 m², nas proximidades do palco principal do Parque Municipal. Alguns deles são bem altos, como o Palácio de Pôncio Pilatos, com oito metros de altura, e o Sinédrio (antiga assembleia ou supremo conselho dos judeus, cujos membros entregaram Cristo aos romanos para ser julgado) que possuirá seis metros. Neste mesmo cenário haverá a interpretação da cena em que Jesus se depara com Madalena no chão e com pessoas ao seu redor com pedras na mão na praça central.

Segundo Rodrigo Siqueira, que é artista plástico, há também outros cenários que estão sendo produzidos com detalhes, entre eles uma cascata que funcionará normalmente com água e a escada de Jacó, também grandiosa, com oito metros de altura, de onde aparecerá Jesus após a ressuscitação.

“Dentre as inovações, também destacamos que os cenários serão tridimensionais, ou seja, com várias paredes e áreas internas e cobertas, por onde os personagens circularão, tudo em vários detalhes para oferecer ainda mais realismo à encenação. Os cenários ainda estarão integrados à área verde existente neste local do Parque Municipal”, acrescenta Siqueira.

O texto e a concepção do espetáculo são de Vanderlei Carneosso, professor de teatro do Centro Cultural, assim como a direção do espetáculo que ele dividirá com Luciano Correia, também professor de teatro do Centro Cultural, e com o ator e diretor Alfredo Ribeiro, o Pio, da Secretaria de Cultura e Turismo.

O espetáculo terá duração de aproximadamente 1h30. 

Serviço:

Encenação da Paixão de Cristo
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. Rua D. João VI, s/n – Valinhos. (19)3871-4850
Data: 17, 18 e 19 de abril
Horário: 20h
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Valinhos

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74