Foto - crédito: Mayra-Merlyn / divulgação
A 75ª Festa do Figo e da 30ª Expogoiaba de Valinhos entram na reta final neste fim de semana, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026.
Com diversas atrações, a tradicional festa na região de Campinas oferece muita gastronomia, frutas, exposições, parque de diversões, passeios turísticos, grandes shows nacionais e atrações locais.
👉 Mais eventos? Acesse nossa agenda.
Entre as atrações musicais, o grupo de pagode Pixote se apresenta nesta sexta-feira (30). Já no sábado (31) será a vez de Lauana Prado e Vini Drumond. Encerrando a programação do evento, no domingo (1º), o tradicional Trio Parada Dura leva ao palco seus grandes clássicos.
Além do palco principal, também estão previstas apresentações em outros palcos e espaços dedicados a artistas regionais.
Gastronomia
A gastronomia típica é um dos destaques do evento. A tenda do Fundo Social de Solidariedade, comandada por voluntários, oferece aos visitantes figo com opções de acompanhamento de chocolate ou sorvete, bolos, brownie e brigadeiro. Entre as opções de salgados, desde pão na chapa, pão de queijo, salgados diversos e café. Por meio de uma parceria com a Casa do Brigadeiro, a novidade deste ano é o Figo do Amor.
No Ristorante Italiano, voluntários da Paróquia São Cristóvão preparam o tradicional talharim, além de nhoque, frango frito, polenta frita e creme, batata frita, doces e bolachas caseiros.
Os lanches feitos pelos voluntários da Associação das Entidades Assistenciais de Valinhos e Clubes de Serviço (Asserutil) também são tradicionais no evento. Entre as opções estão o lanche de pernil com vinagrete e acelga, de mortadela, além do hambúrguer.

Foto – crédito: Mayra Merlyn / divulgação
O público também está convidado a participar do Tombo da Polenta, realizado no domingo, a partir das 13h30. O Tombo da Polenta é uma atração que não se restringe à Festa do Figo, mas percorre diversas cidades do interior, e foi reconhecido no ano passado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Valinhos.
Idealizado pela Paróquia São Cristóvão, com o apoio da Associação Italiana de Valinhos, resgata as raízes culinárias italianas e promove valores como união, fé e fraternidade.
Mais sobre a Festa do Figo e Expogoiaba
A cidade de Valinhos é conhecida como a ‘Capital do Figo Roxo’, fruto que se tornou símbolo de união, trabalho e prosperidade para as famílias de imigrantes italianos que impulsionaram seu cultivo. O figo roxo foi introduzido na cidade pelo imigrante italiano Lino Busatto, na década de 1910, dando início a uma tradição que se incorporou à identidade e ao desenvolvimento econômico do município.
Esse protagonismo se fortaleceu a partir de 1939, com a chegada de Monsenhor Bruno Nardini à Paróquia de São Sebastião, que mobilizou produtores e a comunidade por meio de quermesses para a construção da nova Igreja Matriz. O sucesso da iniciativa levou, em 1949, à oficialização da 1ª Festa do Figo, hoje o principal evento turístico de Valinhos.
Já na década de 1980, a economia agrícola local ganhou novo impulso com a valorização da goiaba, que projetou Valinhos como a maior produtora de goiaba de mesa do Brasil. Para reconhecer essa vocação e valorizar o trabalho dos agricultores – especialmente das famílias de origem japonesa, responsáveis pelo desenvolvimento do cultivo na região – foi criada a Expogoiaba, ampliando a festa e reforçando sua relevância econômica, cultural e histórica.
Programação de shows no último fim de semana:
30/01 – Pixote (entrada gratuita pista)
31/01 – Lauana Prado e Vini Drumond
01/02 – Trio Parada Dura (entrada gratuita pista)
75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba
Mais informações e ingressos: www.valinhos.sp.gov.br / @prefsvalinhos / @festadofigodevalinhos
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74