Foto - crédito: Carlos Bassan / divulgação
O Carnaval 2026 em Campinas terá ações de prevenção e orientação contra casos de assédio e violência ao longo de toda a programação da folia, além de distribuição de tampas de silicone para proteção de copos.
As iniciativas foram divulgadas pela Prefeitura junto com a programação dos blocos que vão fazer a festa na cidade.
👉 Mais Carnaval? Acesse nossa seção especial Carnaval 2026.
De acordo com a administração municipal, a campanha “Carnaval Sem Assédio” terá equipe de voluntários marcando presença nos blocos para acolher quem precisar de atendimento. Além disso, estará presente nos ônibus do transporte coletivo com cartazes informativos nos veículos que orientam a população sobre como pedir ajuda em situações de violência.
Atendimento
O acolhimento presencial será realizado exclusivamente em um ponto fixo, localizado no distrito de Barão Geraldo, que funcionará das 17h às 3h, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. O ponto oficial de acolhimento do “Carnaval Sem Assédio” estará na Avenida Santa Isabel, 404, em Barão Geraldo, oferecendo um espaço seguro para escuta, orientação e apoio a quem precisar. As estruturas de acolhimento foram viabilizadas com apoio das secretarias de Cultura e Turismo e Políticas para as Mulheres.
Equipes das Polícia Civil também estarão presentes para ajudar quem precisar de informações e atendimentos.
“O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais da nossa cidade e precisa ser, acima de tudo, um espaço de alegria, respeito e segurança para todas as pessoas. Ao apoiar e integrar a campanha ‘Carnaval Sem Assédio’, a Secretaria de Cultura e Turismo reafirma o compromisso de promover uma festa popular acolhedora”, defende a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
“Este é o primeiro Carnaval da Secretaria de Políticas para as Mulheres, todos têm direito de se divertir com segurança e por isso estamos participando dessa iniciativa, para que as mulheres que estão aproveitando a data aqui em Campinas saibam que elas não estão sozinhas, que estamos aqui, juntamente com outras secretarias e órgão da Prefeitura para que as foliãs possam se divertir com tranquilidade”, afirmou Alessandra Herrmann, secretária de Políticas para as Mulheres.
“Carnaval Sem Assédio”
A campanha é realizada pelo terceiro ano consecutivo. Criada em 2024 por Rebeca Cristina e Gabriela Moisés, a iniciativa nasceu com o objetivo de transformar o Carnaval de Campinas em uma festa marcada pelo respeito, pela segurança e pelo cuidado coletivo. O foco principal é prevenir a violência sexual e oferecer acolhimento imediato a quem precisar de ajuda durante a folia.
Em 2026, a campanha conta com a parceria da Organização Mulheres de Fases, da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Campinas e da Secretaria de Cultura e Turismo. A rede de apoio também envolve a Secretaria de Transportes e a Emdec, responsáveis pelo suporte no transporte e na organização do entorno dos eventos, além das Delegacias da Mulher, que oferecem apoio policial e jurídico.
Entre as principais ações estão a campanha de prevenção, com mensagens espalhadas por toda a cidade, incluindo divulgação nos blocos, em ônibus, materiais impressos, painéis digitais nos pontos de ônibus e nas redes sociais. Já a campanha de acolhimento atua diretamente nos casos de violência, com atendimento humanizado e orientação adequada às vítimas.
Além da atuação no Carnaval, a proposta é consolidar uma política pública permanente de prevenção e acolhimento em Campinas, inspirada em iniciativas como o “Protocolo Não se Cale”, do Estado de São Paulo. O objetivo, de acordo com a Prefeitura, é fortalecer uma cultura de respeito que ultrapasse o período da festa e esteja presente durante todo o ano.
Distribuição gratuita de tampas protetoras de copos
Outra iniciativa no Carnaval 2026 de Campinas é a distribuição gratuita de tampas de silicone protetoras para copos, criadas pela empresa DrinkWatch para reduzir o risco de adição de substâncias ilícitas nas bebidas e evitar derramamentos durante eventos e festas.
A entrega será no sábado e domingo de Carnaval, dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 16h, em Barão Geraldo. Serão distribuídas mil unidades por dia, totalizando 2 mil tampas doadas pela empresa em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.
O ponto de retirada também será na Avenida Santa Isabel, 404, em Barão Geraldo. A entrega será feita pela própria empresa, com promotores no local para orientar o público sobre o uso correto do protetor.
Cada pessoa poderá retirar uma unidade, com distribuição limitada à quantidade disponível.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74