Foto - crédito: Prefeitura de Valinhos / divulgação
Os visitantes da “75ª Festa do Figo” e “30ª Expogoiaba”, em Valinhos, têm a oportunidade de explorar a área rural e os principais pontos turísticos da cidade por meio dos roteiros de agroturismo e city tour. Os passeios ocorrem nos fins de semana, dias 17, 18, 24, 25 e 30 de janeiro, além do dia 1º de fevereiro, com saídas programadas entre 9h e 16h a partir do local onde ocorre a festa, o Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”. Os ingressos custam R$ 30,00 por pessoa (ou R$ 25,00 para grupos em ônibus de excursão próprio).
A iniciativa permite que o público vá além das instalações da festa para conhecer de perto as plantações de frutas, adegas e atrativos turísticos da cidade. Uma equipe de monitores da Associação Amigos do Vali passou por treinamento específico, incluindo primeiros socorros, oratória e imersão técnica nas propriedades rurais para apresentar as curiosidades locais aos visitantes.
👉 Mais turismo? Acesse nossa seção de turismo e passeios.
O roteiro de agroturismo é focado na tradição agrícola de Valinhos. A jornada começa no Camping Macuco, uma área de preservação ambiental voltada ao lazer. Em seguida, o grupo visita a Adega Tio Mário, onde é realizada uma degustação de vinhos artesanais, sucos, licores e frutas frescas. O trajeto inclui ainda a Chácara São Luís, no bairro Reforma Agrária, proporcionando o contato direto com plantações de figos e carambolas, acompanhado de um café da roça com bolos e sucos naturais.

Foto – crédito: Prefeitura de Valinhos / divulgação
City tour: cultura e flores
Para quem prefere o roteiro urbano, o city tour apresenta novidades nesta edição. Pela primeira vez, a Matriz de São Sebastião faz parte das visitas guiadas, com informações sobre sua arquitetura e história. Outra parada inédita é o Orquidário Orquídea & Cia, destino ideal para apreciadores de flores. O passeio também contempla a Casinha do Figo, famosa pela vista panorâmica e pela iguaria de figo com chocolate, finalizando no Sítio Lacarini, onde é possível conhecer o cultivo de atemoia, pêssego, uva e pitaya.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74