Foto - crédito: Tatá Guarino / divulgação
O Ateliê Transmoras, fundado em uma ocupação-oficina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob a direção da performer e estilista Vicenta Perrotta, apresenta o desfile-performance “Raízes do Futuro Encanto”. O evento, que acontece no dia 16 de novembro de 2026 no Núcleo de Consciência Trans (NCT) da Unicamp, em Campinas, celebra a moda como uma linguagem potente de resistência, ancestralidade e imaginação política, com entrada gratuita.
Com uma programação diversificada das 9h às 19h, o encontro integra o programa “Direitos, Renda e Vida”, alinhando-se aos debates sobre a crise climática e o papel da moda sustentável. A performance evidencia como a transmutação têxtil — a prática do reuso e da coletividade — se torna um caminho real para mitigar os impactos da indústria, ao mesmo tempo que promove autonomia, renda e dignidade para pessoas trans, travestis e não bináries.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Em sintonia com as discussões que antecedem a COP30 no Brasil, o desfile-performance reforça a missão do Ateliê: transformar resíduos em arte, trabalho e renda, apresentando um modelo de produção coletiva e formação comunitária. O Ateliê Transmoras, com seu trabalho de anos, demonstra caminhos concretos para a transição ecológica com justiça social e de gênero.
O ponto alto da programação, o desfile “Raízes do Futuro Encanto”, está marcado para as 17h30. A passarela de encantamento e memória será o palco para as criações autorais das alunes do processo formativo de 2025, traduzindo o conceito de transmutação têxtil como uma força vital e estética.
Durante todo o dia, o público também pode conferir outras atividades. A trilha sonora fica por conta da DJ Ymoirá Mical, que conduz uma imersão sonora entre techno, house e disco, a partir das 15h. A fundadora e presidenta do Ateliê, Vicenta Perrotta, conduz o prólogo da performance-desfile às 16h30, ao lado de docentes e representantes do NCT e das turmas de São Paulo e Campinas.
A programação inclui também a exposição fotográfica de Rafaela Kennedy, com obras das séries Rebojo, Lamento e Proteção (2023), que exploram corpos dissidentes, natureza e espiritualidade. Haverá o Shopping Trash, uma loja colaborativa com peças únicas criadas por alunes das turmas de São Paulo e Campinas, além de uma Praça de Alimentação com produtores trans.
Às 14h, ocorre o lançamento do livro “É hora do ser humano voltar a olhar pro céu”, de Katryna e Dil Vaskes, com mediação e trilha sensorial da bióloga Beatriz Fariano. A programação é finalizada entre 19h e 20h com o Cine Bassura, uma sessão de curtas-metragens com temáticas dissidentes, ecológicas e de transformação social.
O evento conta com recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Erika Hilton (PSOL-SP), viabilizados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e apoio da ProEEC Unicamp, Núcleo de Consciência Trans, Fundo Agbara, Casa do Povo, Adunicamp e 22 locações.
12h00 – Abertura
14h00 – Lançamento do livro “É hora do ser humano voltar a olhar pro céu”, com Katryna e Dil Vaskes e mediação de Beatriz Fariano
15h00 – DJ Set com Ymoirá
16h30 – Prólogo, com Vicenta Perrotta e convidades
17h30 – Desfile “Raízes do Futuro Encanto”
19h00 – Cine Bassura e discotecagem final
Durante todo o dia: Exposição Fotográfica “Rafaela Kennedy”, Shopping TRASH e Praça de Alimentação.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74