Já foi

“Festival Hercule Florence” em Campinas reúne caminhadas fotográficas, exposições, oficinas, debates e filmes

Foto - crédito: Sebastião Salgado

Compartilhe
  • ℹ️ Evento: 15º Festival Hercule Florence de Fotografia 2025 em Campinas
  • 📍 Local: Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
  • 🗓️ Data: 31 de Outubro a 10 de Novembro de 2025
  • 🎟️ Entrada: Gratuita

Festival de fotografia homenageia Sebastião Salgado e ocupa diversos espaços de Campinas

Campinas se transforma em território de luz, memória e encontros com a realização da 15ª edição do “Festival Hercule Florence de Fotografia 2025”. O evento, que será realizado de 31 de outubro a 10 de novembro de 2025, ultrapassa o formato expositivo para propor uma imersão entre arte, cidade e humanidade, tendo como tema central o “Revela Campinas – A Fotografia Humanista”. Além disso, o festival faz uma homenagem a Sebastião Salgado, reconhecendo a potência transformadora da imagem e o compromisso ético da arte com o humano.

Inspirado pelo legado do franco-brasileiro Hercule Florence, inventor do processo fotográfico em 1833, o evento convida o público a redescobrir Campinas como um imenso laboratório de luz. Sob a direção de Ricardo Lima, o festival se consolida como uma das principais plataformas de reflexão e difusão da fotografia brasileira, reunindo artistas, curadores, pesquisadores e público em um percurso que inclui exposições, mesas de debate, mostras de filmes, oficinas e expedições fotográficas, entre elas “Caminhos do Café e da Ciência”, no dia 8, com um percurso que conecta o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o acelerador de partículas Sirius/CNPEM, com vagas limitadas e inscrições no link.

    👉 Mais fotografia? Acesse nossa programação cultural.

As atividades se espalham por diversos espaços culturais da cidade, como a Unicamp, o Centro de Convivência Cultural, o Ateliê CASA Campinas, a RED Cambuí, o TOTE Espaço Cultural, o Foto Ponto e a Especialista Fine Art.

Fotografia humanista e debates na Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será o epicentro dos debates, com mesas que exploram o papel da fotografia como linguagem de transformação social, política e poética. A programação na universidade começa em 6 de novembro com a exibição do aclamado documentário “Amazônia”, de Sebastião Salgado, e continua com encontros que reúnem tanto nomes consagrados quanto novas vozes do campo visual.

Entre os destaques do ciclo de debates está a mesa “A Fotografia como Linguagem de Transformação”, que contará com a presença de Juca Martins (Agência F4), Egberto Nogueira (Imã Foto Galeria) e Felipe Garofalo. Em seguida, “A História do Café Revelada pela Fotografia” propõe um diálogo entre imagem, memória e território, com a participação de André Argollo, Maria Alice Rosa Ribeiro, Suzana Barretto e Marcos Piffer. No dia seguinte, 7 de novembro, “Novas Vertentes: Fotografia, Corpo e Território” reúne Rafaela Kennedy, Fotogracria, Sitah e Juliana Sangion, com mediação da professora Sylvia Furegatti, pró-reitora de Extensão da Unicamp. O ciclo será encerrado com a mesa “Olhares do Antropoceno”, que trará uma reflexão sobre imagem e crise ambiental com Maíra Erlich, fotógrafa documental e National Geographic Explorer, ao lado do colombiano Santiago Escobar-Jaramillo (Raya Editorial).

“Queremos colocar na mesma mesa quem fotografou povos indígenas e quem é indígena e fotógrafo. Isso muda completamente o lugar de fala e a potência do debate”, comenta Ricardo Lima.

Ateliê CASA Campinas: residência artística e experiências imersivas

O Ateliê CASA Campinas será um dos núcleos vibrantes do festival, recebendo a residência do fotógrafo colombiano Santiago Escobar-Jaramillo, em uma parceria com a Raya Editorial e a Unicamp. Referência na fotografia expandida latino-americana, Escobar-Jaramillo ministrará a oficina “Criação e Edição de um Portfólio Fotográfico”, nos dias 7 e 8 de novembro, voltada a artistas e estudantes interessados em desenvolver um olhar crítico sobre seus processos visuais. O artista também apresentará o foto-filme “Territórios”, com exibição ao ar livre no jardim do Ateliê CASA, em um encontro de público, som e imagem.

Outra vertente do festival é o encontro entre fotografia, café e território, onde cafeterias da cidade se transformam em espaços curatoriais. A proposta de expedição fotográfica também se mantém, com caminhadas fotográficas e poéticas que atravessam Campinas, como do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ao Laboratório Sirius, tratando o ato de caminhar como gesto de observação e memória.

[SUB] Poética: passeio “Foto & Poesia”

No dia 8 de novembro, das 10h às 12h, o Centro de Campinas se tornará território de poesia e imagem com a ação Passeio Foto & Poesia – [SUB] Poética, realizada em parceria entre a Feira [SUB] e o festival. O público é convidado a percorrer o projeto “Mapa da Poesia – palavras em deslocamento no Centro”, de José Maurício da Costa (Storiologia). O trajeto parte da Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” e percorre lugares como a Praça Carlos Gomes, o Sebo das Andorinhas e o Centro de Convivência, transformando o caminhar em criação coletiva.

“25ª Caminhada Hercule Florence”

A programação será encerrada no domingo, 9 de novembro, com a “25ª Caminhada Hercule Florence”, um dos momentos mais simbólicos do evento. Partindo da Estação Cultura, o percurso seguirá por lugares emblemáticos de Campinas, como o Museu da Imagem e do Som, o Mercadão Municipal, o Marco Zero e o Centro Histórico, em um gesto coletivo que transforma o caminhar em rito de memória e pertencimento. O ato de caminhar, que é uma homenagem ao inventor da fotografia nas Américas, simboliza a fusão entre arte, cidade e corpo.

Em sua 15ª edição, o “Festival Hercule Florence” reafirma a fotografia como instrumento de escuta e transformação, um gesto humanista que revela o país de dentro para fora. A ideia central, de acordo com o realizador Ricardo Lima, é “fazer com que cada fotógrafo se torne um explorador contemporâneo da cidade”, cruzando os rastros das expedições históricas de Hercule Florence com os percursos atuais de artistas e cidadãos. Entre universidades, cafés, ateliês e ruas, Campinas se torna uma cidade revelada pela luz.

Programação:

31/10 – Encerramento da exposição “Observações Sentimentais” (Suzana Barretto)
Conversa guiada com a artista e roda de conversa. A mostra reúne 32 fotografias e instalações sobre os quatro elementos da natureza, refletindo sobre redes de comunicação entre organismos e os impactos da ação humana.
Suzana Barretto – Fotógrafa e curadora, doutora em História Social pela Unicamp e ex-diretora do MIS Campinas.
Horário: 15h30 às 18h
Local: TOTE Espaço Cultural – Av. Dona Maria Franco Salgado, 260, Sousas, Campinas

01/11 – Abertura Claudia Tavares
A artista carioca investiga o tempo e o gesto na fotografia, criando composições que mesclam memória e experimentação visual.
Claudia Tavares é artista visual e fotógrafa carioca, com trajetória marcada pela relação entre corpo, tempo e imagem.
Horário: 10h às 13h
Local: Ateliê CASA – Rua Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra, Campinas

05/11 – Abertura Estefania Gavina
A fotógrafa ítalo-brasileira apresenta trabalhos que exploram o corpo, o cotidiano e a materialidade da imagem em tempos digitais. O projeto nasce do encontro de imagens do ACHO (Arquivo Coleções de Histórias Ordinárias) recuperadas por catadores de recicláveis e fotografias de um arquivo familiar.
Horário: 18h
Local: RED Cambuí – Av. Júlio de Mesquita, 705, Cambuí, Campinas

06/11 – Exibição do documentário “Amazônia”, de Sebastião Salgado, exposição e debates

Viagem sensorial pela floresta amazônica, destacando a força dos povos originários e a urgência ambiental.
Mediação: Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi
Mosaico Fotogaleria – Vitória/ES.Sebastião Salgado
Um dos maiores fotógrafos documentais do mundo, conhecido por retratar a dignidade humana e a relação entre homem e natureza.
Horário: 08h30
Local: Auditório da Biblioteca Central – Unicamp

Abertura da Exposição “Hercule Florence”
Obras e releituras que revisitam a trajetória e a invenção fotográfica de Hercule Florence, precursor da fotografia mundial.
Horário: 09h30
Local: Ciclo Básico e Entrada do Bandejão – Unicamp

Mesa 1 – “A Fotografia como Linguagem de Transformação”
Juca Martins – Um dos pioneiros do fotojornalismo brasileiro contemporâneo. Fundador da Agência F4 e autor de ensaios marcantes sobre o Brasil urbano e social.
Egberto Nogueira – Fotógrafo atuante desde os anos 1980, com trajetória no fotojornalismo e em exposições no Brasil e exterior. Diretor da Imã Foto Galeria.
Felipe Garofalo (mediação) – Historiador da arte e pesquisador da USP; investiga fotografia como linguagem de representação e memória.
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da Biblioteca Central – Unicamp

Mesa 2 – “A História do Café Revelada pela Fotografia”
Mediação: Pedro Rocha Lemos
André Argollo – Arquiteto e pesquisador da paisagem cultural do café; professor da FAU-Unicamp; autor do projeto Arquitetura do Café.
Maria Alice Rosa Ribeiro – Historiadora e economista; referência em estudos sobre a formação social e econômica paulista no século XIX (Centro de Memória/Unicamp).
Suzana Barretto Ribeiro – Artista e pesquisadora; doutora em História Social (Unicamp). Explora fotografia, reflexão ambiental e poética da natureza.
Marcos Piffer – Arquiteto e fotógrafo paulista; documenta arquitetura e cultura do café no interior do Brasil.
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Central – Unicamp

07/11 – Mesa 3 — Novas Vertentes: Fotografia, Corpo e Território • Mesa 4 — Olhares do Antropoceno • Vernissage “Tudo que Reflete o Rio” – Daniel Gallo; Duas mesas + abertura de exposiçãoMesa 3 – “Novas Vertentes: Fotografia, Corpo e Território”

Mesa 3 – “Novas Vertentes: Fotografia, Corpo e Território”
Rafaela Kennedy – Artista amazônica e vice-presidenta do Ateliê Transmoras; entrelaça fotografia, memória e travestilidade como territórios de resistência e cura.
Fotogracria – Diretora criativa e fotógrafa da Rocinha; desenvolve narrativas visuais sobre corpo, identidade e território em periferias urbanas.
Sitah – Fotógrafa paulistana; investiga a relação entre natureza e feminino ancestral; atua há 15 anos na Amazônia; autora de Ywãxtãn – A Grande Mãe Terra Sagrada.
Juliana Sangion – Cineasta e pesquisadora; explora interseções entre cinema, imagem e território em obras documentais.
Mediação: Profa. Sylvia Furegatti – Pró-Reitora de Extensão da Unicamp; artista visual, curadora e docente; doutora pela FAU-USP.
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório da Biblioteca Central – Unicamp

Mesa 4 – “Olhares do Antropoceno”
Rafael Vilela – Fotógrafo e jornalista; documenta a crise climática em parceria com povos indígenas. POY Latam 2025; finalista do Prêmio Pulitzer 2023.
Santiago Escobar-Jaramillo – Fotógrafo e editor colombiano; curador da Comissão da Verdade da Colômbia; premiado internacionalmente; pesquisa fotografia expandida e memória latino-americana.
Mediação: Toni Pires – Presidente da ARFOC-SP; fotógrafo e gestor cultural; atua na valorização da fotografia profissional no Brasil.
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Central – Unicamp

Exposição e Vernissage “Tudo que Reflete o Rio: Presença e Esquecimento às Margens” – Daniel Gallo
Investiga memória, território e natureza nas relações entre imagem e paisagem.
Daniel Gallo – Fotógrafo e artista visual; desenvolve trabalhos sobre paisagem, memória e identidade.
Horário: 19h
Local: Especialista Fine Art – Rua Dr. Sampaio Ferraz, 528, Cambuí
Visitação: 07/11 a 12/12 | das 10h às 17h

08/11 – Expedição Caminhos do Café e da Ciência; Oficina com Santiago Escobar-Jaramillo; Passeio Foto & Poesia – Sub Poética; Exposição “Cidades Invisíveis” – Tadeu Bianconi; Expedição “Aquilo que te Assombra”; exibição “Amazônia”; FotoFilme “Territorios”Expedição Fotográfica “Caminhos do Café e da Ciência”

Expedição Caminhos do Café e da Ciência
Percurso: Instituto Agronômico de Campinas (IAC) → Acelerador de Partículas Sirius/CNPEM.
Horário: 09h
Local: Saída do Centro de Convivência Cultural – Rua Cel. Quirino, 160, Campinas
Inscrições: a atividade terá apenas 40 vagas, com transporte gratuito em ônibus disponibilizado pela organização. Para participar, é necessário preencher o formulário completo de inscrição no link

Oficina com Santiago Escobar-Jaramillo
Oficina prática sobre imagem expandida e narrativa documental na América Latina.
Santiago Escobar-Jaramillo – Fotógrafo e editor colombiano (Raya Editorial / Comisión de la Verdad). Arquiteto (Manizales), mestre (Goldsmiths). Curador e editor de publicações latino-americanas; premiado em festivais internacionais.
Horário: 10h às 13h
Local: Ateliê CASA – Rua Barreto Leme, 285, Cambuí, Campinas

Passeio Foto & Poesia – Sub Poética
Visita a ateliês e espaços criativos do centro de Campinas. “Esconder poemas – palavras em deslocamento no Centro” convida a um movimento coletivo para esconder-revelar poesia em postes, fachadas, bancos e vielas.
Horário: Saída às 10h (duração prevista 2h)
Ponto de Partida: Em frente à Biblioteca ‘Zink’ – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro – Campinas

Abertura da Exposição “Cidades Invisíveis” – Tadeu Bianconi
Trabalhos produzidos ao longo de 30+ anos em diversas cidades do mundo; diálogo com As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino.
Tadeu Bianconi – Fotógrafo e docente; obras entre memória, cultura regional e registro documental. Co-fundador da Mosaico Imagem.
Horário: 14h
Local: Foto Ponto – Rua General Osório, 1631, Campinas

Expedição “Aquilo que te Assombra”
Thiago de Souza (O Que Te Assombra?) – Advogado, compositor e roteirista; idealizador do projeto que mapeia roteiros e narrativas sobre cemitérios, assombrações históricas e memórias urbanas.
Horário: 17h
Local: Cemitério da Saudade, Campinas

Exibição Especial – Documentário “Amazônia”, de Sebastião Salgado
Mediação: Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi
Horário: 18h
Local: Teatro do Centro de Convivência Cultural – Campinas

Exibição do FotoFilme “Territorios”, de Santiago Escobar-Jaramillo
Audiovisual que combina fotografia, vídeo e som para explorar territórios e memórias da América Latina, revelando relações entre espaço, identidade e resistência.
Horário: 19h
Local: Cinema ao ar livre – Jardim do Ateliê CASA

09/11 – “Caminhada Hercule Florence” | Estação Cultura → Marco Zero
Caminhada Hercule Florence
Percurso: Estação Cultura → MIS Campinas (Sala Hercule Florence) → Mercadão de Campinas → Marco Zero → pontos históricos do centro.
Horário: 08h30
Local: Saída da Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro – Campinas
Inscrições no site oficial: herculesflorence.com.br

10/11 – Exibição do curta “Aureluce Santos – A Dama do Samba de Campinas”
Local: IEL/Unicamp
Horário ainda será divulgado

 

Preço: Gratuito
Rua Carlos Gomes, s/n - Cidade Universitária
Largo Marechal Floriano, s/n - Centro
Praça Imprensa Fluminense, s/n - Cambuí
Programe-se
22/12 a 31/01

Parque Dom Pedro apresenta programação de férias com “Parque do Joka”, “Estação de Esqui” e Kart

24/01, 24/01, 12/04, 14/06, 05/08, 19/09, 08/11

Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas celebra 10ª edição com seis etapas em 2026

19/12 a 24/12

Com várias atrações, Polo Shopping Indaiatuba espera recorde de visitantes às vésperas do Natal

24/12 a 25/12

Quer fugir da cozinha? Veja restaurantes em Campinas que oferecem ceia de Natal

19/12 a 23/12

Padaria Sabor do Bem recebe encomendas para o Natal; renda fortalece ações sociais em Campinas

22/12 a 06/01

Abre e fecha: Veja como fica o funcionamento dos espaços culturais de Campinas entre o Natal e início de 2026

15/12 a 31/12

Restaurante Bonelli oferece ceias prontas para as festividades de Natal e Ano Novo

Atração fixa

Instituto Rubem Alves preserva legado do escritor e oferece visitação gratuita no Jardim Guanabara

17/11 a 31/12

Restaurante Abbraccio oferece menu especial de aperitivos e bebidas para confraternizações

12/12 a 24/12

Caravela da Lagoa do Taquaral recebe decoração natalina especial com espaço para fotos

20/12 a 23/12

Barbixas e concerto “Starlight” estão na programação pré-natalina do teatro do Iguatemi Campinas

15/01 a 08/02

“41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos” une tradição e tecnologia em Jundiaí

13/12 a 24/12

Boticário leva cabines fotográficas gratuitas aos shoppings Parque Dom Pedro e Iguatemi Campinas

10/12 a 30/12

Sesi Campinas Santos Dumont abre inscrições para o “Super Férias” de janeiro com jogos e brincadeiras

28/11 a 23/12

Vila do Papai Noel no Largo do Rosário funciona até 24 de dezembro

01/12 a 31/01

Projeto “Primeira Nota” abre inscrições para cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes

06/12 a 10/02

Espaço cultural Fêmea Fábrica recebe exposição “Maenry, Tupinambá eu existo!” da artista Moara Tupinambá

06/12 a 28/12

Presépio mecânico da família Curcio se torna “Patrimônio cultural imaterial” de Campinas. Veja como visitar

03/12 a 24/12

“Feira Hippie de Natal” reúne mais de 100 expositores e vai até 24 de dezembro

03/12 a 23/12

Lagoa do Taquaral recebe a academia itinerante gratuita “Fit House” até 23 de dezembro

08/11 a 31/12

JundiaíShopping reúne atrações gratuitas para celebrar o Natal e traz promoções

04/12 a 21/03

Bistrô La Palette traz cardápio especial de verão assinado pelo chef Marcelo Pinheiro

28/11 a 24/12

“Natal Ypê 2025: Jardim de histórias” celebra 75 anos da empresa com entrada gratuita em Amparo

05/12 a 23/12

“A Vila Encantada de Noel” movimenta o centro histórico de Amparo com programação de Natal

31/12

Onde comemorar o Ano Novo? Confira nosso roteiro de festas para o Réveillon 2026 em Campinas e região

25/11 a 25/01

Pela primeira vez no Brasil, “Wicked – A Experiência” chega ao Iguatemi Campinas com entrada gratuita

15/11 a 31/12

“Natal do Presente” do Shopping Parque das Bandeiras traz decoração interativa e promoções com vários prêmios

13/11 a 11/01

Polo Shopping Indaiatuba traz decoração inspirada em parques e “Promoção de Natal” com 14 prêmios

23/11 a 24/12

Galleria Shopping inicia temporada natalina com cortejo e a chegada do Papai Noel em Campinas

09/11 a 10/01

Editora Ofícios Terrestres abre edital para publicação gratuita de romances inéditos

15/11 a 02/02

“Natal nas montanhas” de Monte Verde terá 60 atrações gratuitas e shows de Renato Teixeira e Thiago Iorc

23/05

“Um Baita Festival 2026” reúne grandes nomes do rock nacional em Campinas; ingressos à venda

09/11 a 24/12

Programação de Natal do Iguatemi Campinas tem árvore de 10 metros, trenzinho interativo, oficina de cartinhas e corais

07/02 a 27/02

Exposição “Depois da Voz do Brasil” propõe reflexão sobre “O Guarani” de Carlos Gomes e os povos indígenas brasileiros

26/11 a 26/04

Exposição “O Mundo Através da IA” no Sesc Campinas questiona a interação entre inteligência artificial e arte

08/11 a 15/01

Novo espaço cultural, “Foto Ponto” abre as portas em Campinas com exposição de Tadeu Bianconi

20/11 a 24/12

São Pedro traz programação de Natal inédita com decoração iluminada e presépio em tamanho realista

04/11 a 28/02

Exposição “Expressões Radicais” reúne pinturas de três artistas no ateliê da Fundação Síndrome de Down de Campinas

01/11 a 21/03

Exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas” reinaugura galerias do Centro de Convivência Cultural de Campinas

29/10 a 31/01

Exposição no espaço cultural do Iguatemi Campinas reúne centenas de obras da galeria Urban Arts

24/01

Turnê “Ensaios da Anitta” está de volta à região de Campinas no pré-Carnaval 2026

04/10 a 12/02

60 anos da Unicamp e do Macc são celebrados com exposição “Nada como um dia depois de outro”

Atração fixa

Conheça os projetos de dança gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura em Campinas

Atração fixa

Museu de Esportes de Campinas reabre com inovações em tecnologia e inclusão

Atração fixa

Piscinas públicas de Campinas são reabertas; veja como acessar os espaços de lazer

Atração fixa

Após reforma, Aquário Municipal de Campinas reabre com peixes exóticos e conscientização ambiental

Atração fixa

Museu Interativo da Água agora recebe visitas também aos sábados; agendamento é obrigatório

20/12 a 31/12

Festas de fim de ano em Campinas: Royal Palm Hall terá ceias no Natal e Réveillon com Família Lima e Samuel Rosa

Atração fixa

Espaço de ferromodelismo promove visitas guiadas na Estação Cultura em Campinas

Atração fixa

Tesouros da África em Campinas: descubra o Espaço Arte

Atração fixa

Exposição gratuita “Campinas 100 Anos de Cinema” faz viagem pela história cinematográfica da cidade

Atração fixa

Museu da Bolsa do Brasil promove tour pelos edifícios que movem o mercado financeiro e a história econômica de SP

Atração fixa

City Tour em Holambra leva visitantes para um passeio por pontos turísticos da cidade e fazenda de flores

Atração fixa

Espaço Rabeca Cultural, em Sousas, sedia “Programa de Psicologia em Grupo para Adolescentes”

Atração fixa

Minicidade da Emdec transforma mobilidade urbana em diversão para as crianças

Atração fixa

Sanasa abre as portas para o público e vira opção de espaço de lazer em Campinas

Atração fixa

Academia Aquarius oferece hidroterapia, um processo de reabilitação mais prazeroso

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74