Bem-estar

BrainEstar, referência nacional em neurociência, abre unidade em Campinas

10 de outubro de 2025

A BrainEstar, referência nacional em neurociência e pioneira no uso de tecnologia para mapeamento, diagnóstico e treinamento cerebral, acaba de inaugurar uma unidade em Campinas (SP). A cidade, de acordo com a instituição, foi escolhida por reunir características estratégicas de inovação, qualidade de vida e desenvolvimento humano, consolidando-se como um dos principais polos tecnológicos do país.

De acordo com o Oxford Economics Global Cities Index, Campinas se destaca entre as melhores cidades brasileiras em economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança, sendo apontada como o melhor município do interior do Brasil para investimentos. Esse cenário dinâmico e inovador foi determinante para a expansão da BrainEstar no Estado de São Paulo.

Criada a partir da observação de diferentes perfis, de crianças com dificuldades de atenção a executivos e atletas em busca de foco e equilíbrio, a BrainEstar surgiu como um ecossistema de neurociência aplicado à vida real, com o propósito de desenvolver o potencial mental de pessoas em diversos contextos, da saúde ao alto desempenho, utilizando recursos tecnológicos, científicos e de cuidado humano. A instituição é uma das poucas no Brasil reconhecida como membro da ISNR (International Society of Neuroregulation & Research).

De acordo com Sergio Correia, sócio da BrainEstar em Campinas, o treinamento do cérebro proporcionado instituição assume uma importância comparável à atividade física, que leva tantas pessoas às academias em busca de saúde e bem-estar. “Como um centro de treinamento cerebral exclusivo, proporcionamos a pessoas de qualquer faixa etária a oportunidade de aprimorar suas habilidades mentais de maneira divertida e interativa através do neurofeedback”, afirma.

Localizada no bairro Cambuí, a nova unidade atuará em duas frentes. O BrainEstar NeuroLab oferece soluções técnicas e científicas para apoiar médicos em diagnósticos diferenciais, por meio de mapeamento cerebral (qEEG) e análise personalizada. Já o núcleo de performance BrainEstar Camp disponibiliza treinamento com neurofeedback para executivos, atletas, crianças e pessoas que buscam mais foco, clareza e equilíbrio.

A neurocientista e CEO da BrainEstar, Emily Pires, explica que o neurofeedback é uma tecnologia que trabalha com os sinais elétricos do cérebro, as chamadas ondas cerebrais, associadas a funções como raciocínio lógico e memória. Alterações nesses padrões podem estar ligadas a dificuldades cognitivas e comportamentais, como déficit de atenção, hiperatividade, depressão e ansiedade.

Após entrevistas, mapeamento e análise das ondas cerebrais, a equipe define protocolos personalizados de treinamento. Segundo a neurocientista, o método permite que o cérebro reorganize seus próprios padrões, resultando em melhorias cognitivas e emocionais. O neurofeedback é uma técnica natural, não invasiva e livre de medicações, com resultados positivos em transtornos neuropsiquiátricos, distúrbios do sono, dores crônicas e reabilitação motora após AVC.

No ambiente profissional, o treinamento cerebral tem contribuído para melhor desempenho, foco e controle do estresse. Em estudantes, melhora o aprendizado; e em atletas, proporciona maior controle emocional e rapidez nas reações a estímulos.

Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74