Foto: a maestrina Cinthia Alireti. Reprodução site Prefeitura de Campinas
Neste sábado, dia 10 de maio de 2025, às 20h, haverá um concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Teatro Castro Mendes, em comemoração ao Dia das Mães. Os ingressos variam entre R$ 2 e R$ 20, e podem ser adquiridos no site.
Intitulado “Entre Sonhos e Fragmentos”, o concerto terá a regência da maestrina convidada Cinthia Alireti, e traz como solista a renomada pianista Sylvia Thereza. A programação foi pensada para homenagear a data. No repertório, o público poderá ouvir “Fragmentos”, da compositora Marisa Rezende, e duas obras do francês Maurice Ravel: “Ma Mère l’Oye” (Mamãe Gansa) e o “Concerto para Piano em Sol Maior”.
Cinthia Alireti é regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), com destaque para produções operísticas como “O Morcego”, “La Traviata”, “A Flauta Mágica”, “O Elixir do Amor”, “Carmen”, “Cavalleria Rusticana”, “A Moreninha”, além de estreias como a ópera multimodal “Descobertas”, de J. Manzolli, e “Las cuerdas del titiritero”, de Gerardo Diriê. Atua como regente convidada no Brasil e no exterior, já tendo dirigido diversos grupos.
Foto: a pianista Sylvia Thereza. Crédito: reprodução site Prefeitura de Campinas
Sylvia Thereza é uma das principais pianistas brasileiras da atualidade e uma estrela em ascensão internacional. Nascida no Rio de Janeiro, começou seus estudos musicais aos três anos improvisando com o pai, e aos seis, já se apresentava como solista. Atuou como professora assistente na Queen Elisabeth Music Chapel, na Bélgica, de 2012 a 2016.
Vencedora do Concurso Nelson Freire e premiada na edição Martha Argerich do Concurso Internacional de Piano de Vigo, tem se apresentado com orquestras como a Simon Bolivar, Filarmônica de Bruxelas, Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra de Câmara de Hannover, Royal Bangkok Symphony, New Mexico Philarmonic e todas as grandes orquestras do Brasil.
Força feminina
“O público vai se encontrar com diferentes manifestações do caráter feminino no concerto. Por um lado, iremos tocar obras que celebram a delicadeza, mas também a bravura, como é o caso do ‘Concerto para Piano em Sol’, do francês Maurice Ravel. Em contraposição, traremos o impressionismo abstrato das melodias despedaçadas, acordes que surgem e desaparecem, na obra ‘Fragmentos’, da carioca Marisa Resende. Leveza e fantasia também estarão conosco na obra ‘Mamãe Gansa’, fazendo com que o teatro se transforme num céu de estrelas brilhantes, colorido e sonoramente divertido”, comentou a maestrina Cinthia Alireti.
A pianista Sylvia Thereza, solista convidada, compartilhou o significado especial da apresentação. “Esse concerto de Dia das Mães é muito especial pra mim em diversos sentidos: é o meu primeiro Dia das Mães celebrando com a minha filha de um ano, além de ser o primeiro sem minha mãe por aqui. O público pode esperar uma apresentação vibrante e emocionante, celebrando o Dia das Mães com toda a beleza e emoção que essa data merece.”
Maio Amarelo
O concerto marca também uma parceria inédita entre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), dentro da campanha Maio Amarelo 2025, cujo tema é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A ação busca promover a conscientização sobre segurança no trânsito e reforçar a ideia de que a verdadeira mobilidade acontece quando todos se sentem protegidos e respeitados, transformando atitudes individuais em um compromisso coletivo para tornar as cidades mais seguras. Ao longo dos concertos de maio, os músicos da Orquestra usarão laço amarelo, símbolo da campanha de respeito ao trânsito.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74