Foto - Crédito: Firmino Piton
Foto – Crédito: Firmino Piton
A Gibiteca da Biblioteca Zink realiza a “Revoada de Quadrinhos”, com a distribuição gratuita de HQs em diferentes pontos da cidade de Campinas.
Na quarta-feira, 23 de abril de 2025, data em que celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a atividade foi feita em parceria com o time de voluntariado da HM Engenharia.
Mais de 200 HQs foram deixadas em espaços públicos, como praças, pontos de ônibus e terminais urbanos. Os exemplares incluíam diversos estilos, tamanhos e tipos de histórias, com o objetivo de alcançar diferentes faixas etárias e gostos de leitura.
A “Revoada de Quadrinhos” continuará acontecendo mas sem datas fixas, sendo realizada conforme as possibilidades da equipe. “A promoção do livro e da leitura, pra gente aqui, é o ano inteiro, é um propósito, realmente”, explicou Suze Elias, chefe setorial da Biblioteca Zink.
“A baixa leitura da população tem causas variadas mas não significa que as bibliotecas, especialmente as públicas, aceitam passivamente a diminuição de leitores”, continua Suze. “A gente tem se preocupado com a fidelização e com várias atividades de promoção de leitura.”
A ação da biblioteca busca mostrar dois aspectos principais: a atuação contínua das bibliotecas públicas e o incentivo ao hábito da leitura, aproximando a população dos espaços públicos de acesso ao livro. “Pode ser um pequeno gesto como a distribuição de coisinhas assim, como lápis, marcador de página, post-its, mas que fideliza as pessoas na biblioteca, melhora nosso relacionamento”, disse Suze.
Além da distribuição de HQs, a Biblioteca Zink promove outras atividades, como clubes de leitura e contações de histórias. “A gente tem que pegar essas possibilidades e mostrar para as pessoas, seja promovendo aqui nos clubes de leitura que a gente tem, seja fazendo contação de histórias que a gente também faz”, completou Suze Elias.
A população pode colaborar com a iniciativa doando livros ou auxiliando na distribuição. Para participar, é necessário entrar em contato diretamente com a Biblioteca Zink, que coordena a ação de forma contínua ao longo do ano.
Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995 com o objetivo de valorizar o livro, a leitura e os direitos dos autores. A data também homenageia os escritores William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, que faleceram em 23 de abril.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74