Foto – crédito: Rafael Diniz/divulgação
Comemorando 38 anos de história, o Tomá na Banda, que faz sua festa no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro, terá uma mudança de local em 2023. Tradicionalmente, o bloco campineiro sempre realizou a concentração no Centro de Convivência, no Cambuí, praticamente em frente ao antigo local onde funcionava o Bar Ilustrada, onde foi fundado, e com um desfile seguindo pelas ruas do Centro. Este ano, em virtude das obras de revitalização do espaço cultural, o Carnaval do bloco será no Largo do Rosário.
De acordo com o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, houve uma diminuição do espaço disponível ao público na praça do Centro de Convivência por conta das obras, o que torna o espaço inadequado para um evento que tem um grande potencial de público como o Carnaval. “Em conjunto com a organização do bloco, nós entendemos que era mais seguro realizar o evento no Largo do Rosário”, informou.
“Por conta da segurança, conversando em reunião com a secretaria de Cultura, o órgão recomendou não fazer a concentração lá (no Centro de Convivência)”, comentou a presidente do bloco, Maria Ester Januário. Segundo ela, a mudança do tradicional local da festa não desanimou o bloco. “Estamos trabalhando nisso, para nos adaptarmos. Fizemos visitas técnicas (ao Largo do Rosário) e as duas partes (bloco e Prefeitura) estão alinhadas para oferecer o melhor”, disse.
Haverá no Largo do Rosário, portanto, estrutura de palco para o show de abertura, com barracas de comidas e bebidas, além de banheiros químicos, e o Tomá na Banda fará um desfile dando uma volta pelas imediações do Largo do Rosário com sua tradicional banda tocando marchinhas e sambas-enredo.
Homenagem ao ‘Rei’
Em 2023, o tradicional bloco faz o “Carnaval do Rei”, uma homenagem ao Rei Pelé. “A ideia é de trazer de volta a alegria que o Rei nos proporcionou dentro de campo, em forma de Carnaval. O Pelé nos deu muitos exemplos de alegria e felicidade, queremos fazer essa ligação entre ele e o Carnaval, será muito especial”, revelou a presidente do bloco.
A festa terá um minuto de silêncio em homenagem ao jogador, um estandarte e outros adereços.
História do bloco
O bloco Tomá na Banda surgiu em uma madrugada de 1985, na mesa de um bar, no famoso “Setor”, no Cambuí, quando um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval, decidiu que a cidade merecia alguma animação.
Os planos viraram projeto quando o extinto Bar Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa em frente ao famoso Ilustrada, comandado por Camilo de Lellis Chagas. A casa era um ícone da vanguarda cultural campineira, de 1985 a 1995, trazendo a Campinas artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Arrigo Barnabé, Jards Macalé, Cida Moreira, Vania Bastos, Passoca, Tom Zé, Paulinho Nogueira, Luis Melodia, entre outros, além de ceder espaço na época para apresentações de teatro, artes circense etc.
No fim daquela festa de estreia, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena ‘multidão’ de frequentadores da madrugada havia engrossado o cortejo, surgindo daí o Tomá na Banda, inspirado em bandas famosas como a Banda de Ipanema do Rio de Janeiro e tantas outras. Estava criado o bloco. Desde então, nos sábados de Carnaval, o Tomá na Banda desfila pelas ruas do Cambuí e Centro.
“O que nos orgulha é que há mais 30 anos nossa proposta ainda é mantida, de levar alegria às famílias e aos foliões. Resgatamos e mantivemos o Carnaval do povo, sua alegria, descontração, paz e, ao mesmo tempo, mantivemos o folclore e a cultura dos antigos carnavais do centro da cidade”, explica Maria Ester Januário, presidente do bloco.
Veja ainda:
Confira a programação completa dos blocos de Carnaval de Campinas em 2023
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74