O cantor e compositor Sérgio Britto, integrante da banda de rock Titãs, será o convidado especial da live que dará início à programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas.
O evento, 100% on-line e gratuito, será realizado entre os dias 25 e 30 de maio, com apresentações, ao vivo e gravadas, e lançamentos de vídeos de músicos e grupos artísticos do Anelo. No dia 26, o Instituto Anelo participa da “Live do Bem”, projeto dos músicos Diego Figueiredo e Derico Sciotti. As transmissões ocorrem pelo Instagram @institutoanelo e canal do Instituto Anelono Youtube.
Na live que abre as comemorações, no dia 25, às 20h, pelo Instagram, Sérgio Britto conversa com Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, sobre o processo de composição e sobre a carreira solo que desenvolve em paralelo ao trabalho com os Titãs, e que resultou nos discos “A Minha Cara” (2000), “Eu Sou 300” (2006), “SP55” (2010) e “Purabossanova” (2013), mais a série de singles digitais iniciada em novembro do ano passado com a canção “Epifania”.
Vale lembrar que o Instituto Anelo iniciou uma parceria com os Titãs em 29 de dezembro de 2018, no programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. Na ocasião, o grupo cedeu à instituição os direitos autorais da versão remix de “Epitáfio”, feita juntamente com o DJ Alok. Desde então, essa parceria já rendeu bons frutos, como a participação de cinco músicos do Anelo na live “Titãs Trio Acústico”, em 26 de junho de 2020, e a regravação de “Comida” com a Orquestra Anelo.
A programação terá outros 18 eventos, todos no YouTube. Um deles é o show gravado em estúdio pelo Anelo 6teto, que ainda estreia um vídeo produzido a distância com participação da cantora italiana Susanna Stivali. O sexteto e a artista, que já se apresentaram juntos em Campinas em 2019, gravaram “C’è Piú Samba”, versão em italiano de “Tem Mais Samba”, de Chico Buarque, faixa do disco “Caro Chico”, lançado por Susanna em 2015.
Outro destaque é a estreia do mais recente vídeo produzido pela Orquestra Anelo, maior grupo instrumental pertencente à instituição. Trata-se do nono vídeo gravado de forma remota pela Orquestra desde o início da pandemia da Covid-19. Desta vez, trata-se de um arranjo para Sambo Sim, composição do maestro Guilherme Ribeiro, com edição de imagens de Julia Mazzotti Toledo e mixagem de Henrique Manchuria, ambos integrantes do grupo.
Luccas Soares, que é pianista, acordeonista, cantor e compositor, fará uma apresentação ao vivo, tendo como convidado o guitarrista, produtor e arranjador Vinadhara Wassuprem, integrante do Grupo Ungambikkula e parceiro de longa data do Instituto Anelo. No repertório, uma série de canções autorais. Outras apresentações ao vivo incluem a da cantora e compositora Marisa Molchansky, conhecida como Brisa e do multi-instrumentista Romulo Oliveira. Todos os eventos, ao vivo ou gravados, serão apresentados pelo jornalista Flávio Botelho – a programação completa pode ser conferida abaixo.
“Live do Bem”
Além da programação especial pelo aniversário de 21 anos, o Instituto Anelo participa, no dia 26 de maio, quarta-feira, às 19h, da Live do Bem, projeto do violonista Diego Figueiredo, considerado um dos melhores do Brasil, e do saxofonista Derico Sciotti, que por anos integrou o Sexteto do Jô, do talk show comandado pelo humorista e apresentador Jô Soares.
A live, que terá como convidados especiais três músicos do Instituto Anelo (Josias Teles no contrabaixo, Léo Pelegrin na percussão e Julia Toledo no piano) e um quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura, direto do Teatro Castro Mendes. O evento vai arrecadar alimentos a serem doados aos atendidos do Anelo e suas famílias.
O Instituto Anelo
Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo já atendeu 5 mil alunos ao longo desses 21 anos de atividade. Atualmente, trabalha com os seguintes projetos: “Brincando com os Sons” (musicalização infantil), “Instrumento e Canto”, Sanfônica (aulas de acordeon) e “Prática de Banda” (música em grupo). No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade.
Com sede no Jardim Florence I, o Instituto Anelo tornou-se uma importante referência cultural não só na periferia, mas em toda a cidade de Campinas. Por cinco anos consecutivos, de 2015 a 2019, músicos ligados à instituição participaram do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação realizado na Itália. Em 2019, o Anelo viajou pela primeira vez à África do Sul, quando Luccas Soares e o Anelo 6teto participaram do Standard Bank National Youth Jazz Festival.
“Meu sonho com o Instituto Anelo, com a música, não era ir para a Itália por cinco anos consecutivos, não era ir para a África do Sul, não era tocar em grandes palcos ou atender mais de 5 mil alunos. Meu sonho era apenas existir. E a música me ajudou a existir e a resistir vivendo em um país com tanta desigualdade, onde o negro já nasce com um rótulo, principalmente se mora na favela ou numa invasão”, diz Luccas Soares, que começou a aprender a tocar e a dar aulas de música quando morava na viela da Rua 149, uma antiga invasão do Jardim Florence I. “Agradeço a todos os que acreditaram nesse sonho e que nos ajudaram a vencer os preconceitos da vida”, completa.
O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.
Confira a programação:
25/05
20h00 – Luccas Soares e Sérgio Britto (live): Fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares bate-papo com o cantor e compositor Sérgio Britto, um dos fundadores da banda de rock Titãs, sobre composição e também sobre a carreira solo do artista.
27/05
17h00 – Arranjando a composição, com Luccas Soares & Vinadhara Wassuprem (apresentação ao vivo).
18h30 – Lucas Bohn ao vivo, de casa (apresentação gravada): Apresentação solo com composições que fazem parte do disco “Pauliceia”, além de premiére de uma nova música.
19h20 – Henrique Simas, Josimar Prince & Filipe Lapa (apresentação gravada): O trio formado por Henrique Simas (contrabaixo), Josimar Prince (violão, guitarra e voz) e Filipe Lapa (bateria) apresenta um repertório que abrange desde os clássicos do cancioneiro nacional até standards do jazz norte-americano.
28/5
18h30 – Duo Julia & Luca (apresentação gravada): Os músicos Julia Mazzotti Toledo (piano) e Luca Alves (guitarra) apresentam um repertório autoral inspirado pela sonoridade da música instrumental brasileira.
19h15 – Prince Canções Autorais, com Josimar Prince (apresentação gravada): O cantor, compositor e instrumentista Josimar Prince, professor de Prática de Banda e integrante da Orquestra Anelo, apresenta um repertório autoral calcado na MPB e samba ijexá.
20h00 – Chorando de Alegria, com Mistura de Tempero (apresentação gravada): Formado por Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flauta, saxofone e clarinete), Renato Frederico (pandeiro) e Daniel Machado (violão de 7 cordas), o grupo Mistura de Tempero resgata a sonoridade do choro, gênero brasileiro que constitui, ao lado do samba e do maxixe, as bases da nossa música popular instrumental.
29/5
10h00 – Momentos & Movimentos, com Deivyson Fernandez (apresentação gravada): Masterclass sobre criação de arranjos e produção musical.
10h50 – Baiá de Casa, com Baiá Fagundes (apresentação gravada): O acordeonista Baiá Fagundes apresenta obras de grandes mestres da música brasileira, tais como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Luiz Gonzaga, Sivuca, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha.
13h30 – Transcrição: por trás dos estudos (vídeo colaborativo): A instrumentista Jéssica Rodrigues comanda aula sobre transcrições jazzísticas voltadas para o trompete.
15h00 – Cores e texturas brasileiras, com Regina Lima (apresentação gravada): A saxofonista Regina Lima apresenta músicas de compositores brasileiros de diferentes ritmos e estilos, passando por choros, samba, coco e frevo.
15h50 – Palavra Solta, com Marisa Molchansky (apresentação ao vivo): Direto de sua casa, Marisa Molchansky apresenta o show com músicas autorais, incluindo criações feitas com alunos em sala de aula.
17h00 – Duo Alline & Júlia. Por Elas, um Passeio (apresentação gravada): O duo formado por Alline Ribeiro (violino) e Júlia Toledo (voz e violão) apresenta canções de sucesso de grandes nomes femininos da música popular brasileira.
17h50 – Anelo 6Teto, com participação de Susanna Stivali (apresentação gravada): Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Léo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofones, flautas e clarinete, o Anelo 6teto foi criado em 2019 para representar o Instituto Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, festival sul-africano de música, como parte da programação dedicada à música brasileira.
30/05
10h00 – Experimentações, com Leonardo Pelegrin (apresentação gravada): Apresentação solo do percussionista Leonardo Pelegrin, que irá mesclar o universo da percussão com a música eletrônica.
10h50 – Josias Teles Solo (apresentação gravada): O contrabaixista Josias Teles apresenta músicas com playback, executando tanto a melodia quanto solos.
13h30 – Duo Vinicius Corilow e Levi Macedo – Jazz e Música Instrumental Brasileira (vídeo colaborativo): Série de vídeos do duo formado pelo saxofonista, flautista e clarinetista Vinicius Corilow e pelo guitarrista Levi Macedo. São execuções de músicas do repertório do jazz e da música brasileira, procurando manter a vivacidade e interação desses gêneros, no formato colaborativo a distância.
15h50 – O Som e Seus Sons, com Romulo Oliveira (apresentação ao vivo): Saxofonista, flautista, cantor, percussionista e violonista, Romulo Oliveira traz, nessa apresentação, um pouco da experiência de tocar com instrumentos diferentes algumas das músicas de sucesso no Brasil e no mundo.
18h20 – Lançamento do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo (live + estreia do vídeo): Live com a participação do regente Guilherme Ribeiro, solistas e convidados, para marcar a estreia do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo.
Foto: Jessica Guidi (Susanna Stivali) / Divulgação (Sergio Britto) / Edis Cruz (Romulo Oliveira) / Dani Aguiar (Guilherme Ribeiro) – divulgação
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74