Já está em funcionamento o Jardim Sensorial do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. O espaço, que faz parte do Jardim Botânico do IAC, está aberto à pessoas com e sem necessidades especiais, de todas as idades, que vão poder tocar, sentir e cheirar 30 espécies de plantas ornamentais, aromáticas e medicinais. As plantas estão identificadas com placas que trazem informações científicas, nomes populares e aplicações de cada espécie. Os nomes estão grafados em Braille.
Segundo o técnico do IAC, Jefferson Santana Otaviano, o Jardim Sensorial se apresenta como um novo local para atividades de interação, educação e desenvolvimento da consciência ambiental. “É um espaço seguro onde o portador de necessidades especiais terá contato com os diferentes aspectos da natureza. A vivência dele em contato direto com o meio natural permite o desenvolvimento de uma consciência ambiental e, possivelmente, uma mobilização maior frente às questões de preservação”, explica Otaviano.
No Jardim, há uma estrutura onde o visitante caminha por um espaço delimitado por corrimões de bambu onde estão as espécies de plantas ornamentais, aromáticas e medicinais. Durante o passeio, as pessoas podem tocar todas as plantas, cortar as folhas para sentir o cheiro e saborear as espécies comestíveis. Todo o percurso é acompanhado por monitores não só do IAC, mas também voluntários de diversas instituições como Centro Cultural Louis Braille de Campinas, Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, Unicamp e PUC-Campinas.
Para as pessoas com visão normal, a proposta é que passem pelo trajeto com os olhos vendados e, ao final, coloquem no papel, em forma de desenho ou escrita, as sensações vivenciadas no caminho. Após a reflexão, os visitantes passam novamente pelo Jardim, dessa vez vendo todo o percurso. A visita tem duração média de 30 minutos. “O papel do Jardim Sensorial não é construir conceitos, mas vivenciá-los, percebê-los, significá-los, que são condições indispensáveis para atingir mudanças de atitude”, afirma o técnico do IAC.
A visitação é aberta para pessoas de todas as idades, com ou sem deficiência visual, de todos os grupos sociais e, principalmente, aos que desenvolvem algum tipo de reabilitação para o portador de necessidades especiais.
É recomendado agendar as visitas, pois serão recebidas no máximo 35 pessoas por turma.
Serviço:
Jardim Sensorial do Jardim Botânico do IAC
Local: Fazenda Santa Elisa. Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1.500, Campinas
Horário: de segunda à sexta, das 9 às 15 horas
Entrada: gratuita
Agendamento: [email protected]
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74