Por Mirza Pellicciotta (*)
Começou em Campinas nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, e vai até o dia 2 de dezembro, um dos eventos da mais alta significação para o embasamento dos projetos futuros sobre desenvolvimento do turismo na região: o 1º Conpadre – Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional.
A conferência magna de abertura no Centro de Convenções da Unicamp abordou o tema: "Paisajes culturales y proyecto territorial: balance de 30 años de trabajo y perspectivas de futuro na Espanha", com Joaquín Sabaté Bel, especialista e catedrático de Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha. Coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Urbanismo, de Pós-graduação Proyectar el Territorio (Master de Proyectación Urbanística); Programa ALFA da Comunidade Europeia de Gestão de Recursos Culturais como Fundamento de Planos de Desenvolvimento Local. Chairman do European Postgraduate Masters of Urbanism. Strategies and Design for Cities and Territories e Fundador do Laboratorio Internacional de Paisajes Culturales.
Entre os dias 30 e 2 de dezembro ocorre o fórum de discussão transdisciplinar no teatro de Jaguariúna com outros convidados internacionais. O encontro cumpre o propósito de jogar luz sobre empreendimentos civis e processos complexos que, além de político e ambientalmente corretos, se façam fundados no reconhecimento e valorização do patrimônio e da paisagem cultural regional.
Com a presença de outros estudiosos da urbanidade contemporânea, entre eles Eugenio Garcés Feliú, Humberto Morales Moreno, Jorge D. Tartarini, Laura Ofelia Amarilla, Miguel Ángel Álvarez Areces, Olga Paterlini de Koch, este fórum busca proporcionar um alargamento de nossas compreensões, além do compartilhamento de experiências relativas a identificação, preservação, gerenciamento, aproveitamento e desenvolvimento de empreendimentos, cidades e regiões, com base em fundamentos caros aos caminhos responsáveis e sustentáveis de preservação e desenvolvimento.
Atenção ainda para as questões de paisagem cultural, ordenação do território, paisagens da produção agrícola, arquitetura rural, patrimônio industrial, recursos patrimoniais, arquitetura da água, patrimônio cultural da geração e transmissão de energia, redes de cooperação em processos produtivos, redes de responsabilidade sociocultural orientadas a processos de desenvolvimento regional, gestão pública do patrimônio para o desenvolvimento regional, planejamento e gestão de políticas públicas para a preservação do patrimônio como agente indutor do desenvolvimento regional, entre outros.
Uma série de palestras, debates, apresentações de trabalhos e atividades complementares se juntam às conferências internacionais para conferir ao evento uma função estratégica: o de nos auxiliar a pensar os caminhos de desenvolvimento da região metropolitana de Campinas.
Esta é, portanto, uma oportunidade única para que os técnicos e profissionais de nossas prefeituras municipais, empresas e entidades governamentais ou não-governamentais, ou ainda, pesquisadores, gestores e docentes participem.
Mais informações no site: www.conpadre2010.com.br
O 1º Conpadre – Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional é uma realização do Laboratório de Empreendimentos Labore/Unicamp, sob coordenação geral do Prof. Dr André Argollo Ferrão (FEC/Unicamp), com apoio das Prefeituras Municipais de Campinas e de Jaguariúna.
Serviço:
1º Conpadre – Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional
Local: Teatro Municipal Dona Zenaide. Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro, Jaguariúna
(*) Mirza Pellicciotta é historiadora (Unicamp), Coord. de Planejamento e Informação do Dep. de Turismo, idealizadora do Programa: Conheça Campinas, desenvolvido pela Sec. de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74