A exposição de flores e plantas ornamentais e a mostra de paisagismo e jardinagem não são os únicos atrativos para os visitantes da Expoflora 2010. O evento, que segue até 26 de setembro, oferece também um agradável passeio pelos principais pontos turísticos da cidade das flores e uma visita a uma fazenda.
O city tour realizado pelas ruas de Holambra, cujo nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil, permite que os turistas conheçam a cidade, observem a tradição da arquitetura holandesa presente nas fachadas e escolham entre visitar uma fazenda produtora de flores ou um campo de rosas.
Um dos pontos altos do passeio é a parada monitorada que leva o turista para uma visita ao Moinho Holandês, de 38 metros de altura, cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses e o maior da América Latina.
Comuns na Holanda, são utilizados desde o século 14 para bombear água da terra abaixo do nível do mar e conquistar mais terreno mar adentro. Além disso, estes mesmos moinhos são usados para moer grãos, preparar cerâmica e auxiliar os trabalhadores em outras atividades do dia a dia.
Estudantes de Turismo da PUC-Campinas atuam como monitores do passeio, fornecendo informações sobre os principais pontos, curiosidades da cidade e sobre a produção de flores e plantas ornamentais.
Sobre Holambra
Considerada referência nacional em floricultura, Holambra é responsável por 35% da produção brasileira de flores e plantas e por 80% das exportações desses produtos. Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, interior de São Paulo, a antiga colônia holandesa sedia, todos os anos, a Expoflora, que recebe cerca de 300 mil visitantes a cada edição.
Além da beleza das flores, os turistas são atraídos pela forte presença da cultura holandesa, que pode ser conferida nos grupos de danças típicas, na culinária nos restaurantes e confeitarias e na arquitetura dos imóveis. Ciente da importância dessas peculiaridades para atrair mais visitantes à cidade, a prefeitura oferece descontos de até 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem conservar e adotar a arquitetura tradicional como estilo de construção.
Serviço
29ª Expoflora
Local: Holambra. Rodovia Campinas-Mogi Mirim, SP 340, saída 140 (a 140 quilômetros de São Paulo e 40 quilômetros de Campinas)
Data: de 02 a 26 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos na bilheteria: R$ 27. Crianças com idade até 5 anos têm entrada franca
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74