Turismo

Catedral de Campinas abriga mais de 200 anos de história

23 de junho de 2010

Um passeio imperdível que reúne história, cultura, religião e arte. Uma das mais belas peças arquitetônicas de Campinas, a Catedral é uma obra de arte em si, sendo o maior templo religioso existente no mundo construído com a técnica de taipa de pilão.

Com mais de 200 anos de existência, sua importância ultrapassa a de um templo católico, pois é reconhecida, também, como patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural da cidade, tombada em 1981 pelo Condephaat (órgão estadual) e 1988 pelo Condepacc (municipal).

Inaugurada em 8 de Dezembro de 1.883, a Catedral de Campinas levou 76 anos para ser construída. Seus altares e ornamentos esculpidos são extremamente trabalhados e ricos em detalhes, representando importante exemplar brasileiro do estilo barroco/rococó, lapidado pelo renomado artista baiano Vitoriano dos Anjos, entre outros.

Riquíssimo em detalhes, o altar-mor, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, demorou nove anos para ser esculpido. Atualmente, o prédio abriga também o Museu de Arte Sacra, um acervo composto por 576 peças entre pinturas, esculturas, vestes e móveis dos séculos 18 a 20, além de uma biblioteca com obras raras.

Serviço:

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n, Convívio, Centro
Telefone: (19) 3231-2085
www.catedralcampinas.com.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74