Foto - crédito: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas (divulgação)

Turismo

O que fazer em Campinas e região nas férias e feriados: guia de parques e lazer gratuito ao ar livre

26 de dezembro de 2025

(Atualizado em 12 de fevereiro de 2026)

Para quem está passeando por Campinas ou região e deseja fugir da rotina, mas sem ir muito longe, o Campinas.com.br preparou um roteiro focado nos diversos espaços verdes com entrada gratuita.

Se você procura um lugar para um piquenique tranquilo, quer conhecer mais a história e a cultura em meio à natureza no verão, ou até se aventurar em tirolesa, este guia oferece opções para todos os gostos.

De parques urbanos famosos de Campinas, como a Lagoa do Taquaral e o histórico Bosque dos Jequitibás, a destinos regionais bastante visitados, como o Mundo das Crianças em Jundiaí, descubra como aproveitar as belezas naturais e a rica infraestrutura de lazer que a região oferece.

Prepare-se para recarregar as energias, praticar esportes ao ar livre e desfrutar de momentos inesquecíveis nas férias, feriados ou fins de semana.

Atenção: Devido às chuvas, algumas atrações podem ser fechadas por motivos de segurança.
O acesso aos locais é gratuito, mas algumas atividades podem ser cobradas.

CAMPINAS

Lagoa do Taquaral

 

Foto – crédito: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas (divulgação)

Com pedalinhos e a nova tirolesa, o parque de lazer mais famoso de Campinas e conhecido popularmente como Lagoa do Taquaral (o nome oficial é Parque Portugal) é a “praia” dos campineiros, com muito movimento especialmente nos fins de semana. É ideal para passeios em família e para prática de atividades esportivas e de lazer, como andar de bicicleta, skate, patins, fazer caminhadas e corridas.

Entre as atrações estão a visita à caravela inspirada na nau usada por Pedro Álvares Cabral, áreas para piquenique, playgrounds, Espaço Criança, ParCão (para pets), Museu Dinâmico de Ciências, Planetário, Museu do Esporte, Centro de Vivência dos Idosos. Também há quadras e campos para práticas esportivas.

Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral – Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 5h às 21h
Entrada: gratuita. Algumas atividades são cobradas, como passeio de pedalinho e tirolesa. Os valores do passeio de tirolesa são R$ 65,00, individual, ida e volta, ou em dupla R$ 60,00, ida e volta, por pessoa (valores de dezembro de 2025). Os ingressos podem ser adquiridos na hora, na bilheteria ou pelo site taquaralaventura.com.br. Nos dois casos deve ser feito um cadastro.

— 🍃 —

Bosque dos Jequitibás

Foto – crédito: Marcos Peron / arquivo

Uma das maiores e mais antigas áreas verdes urbanas de Campinas, o Bosque dos Jequitibás foi criado na década de 1880. O Bosque, além de um cenário belíssimo com árvores centenárias, conta ainda com o Teatro Infantil Carlito Maia, um mini zoológico com várias espécies de animais.

O Museu de História Natural, também dentro do Bosque, oferecem aos moradores e visitantes uma experiência educativa e imersiva na biodiversidade brasileira. No local funcionam ainda o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, mas estão fechados para reforma neste início de 2026.

Rua Coronel Quirino, 02, Bosque – Campinas
Funcionamento: de terça a domingo, das 6h às 18h
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3231-8795

— 🍃 —

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Foto – crédito: arquivo Campinas.com.br

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, também conhecido como Parque Ecológico de Campinas, é um dos mais importantes e extensos espaços verdes da cidade, oferecendo uma rica combinação de história, cultura, lazer e contato com a natureza.

Com uma área de 110 hectares, o parque foi estabelecido sobre o terreno da antiga Fazenda Mato Dentro, que remonta a 1806 e foi uma das grandes produtoras de açúcar e café da região. Essa herança histórica é preservada em sua arquitetura, tornando o parque um ponto turístico e cultural relevante.

 O parque abriga exemplares restaurados da arquitetura campineira do século XIX, incluindo o imponente Casarão (a antiga Casa Grande), a Tulha e a Capela Nossa Senhora do Desterro. Esses locais integram o Museu Histórico Ambiental, resgatando a memória do ciclo do café e da presença de pessoas escravizadas na região. O projeto de paisagismo é assinado por Roberto Burle Marx.

No Parque são desenvolvidos programas de educação ambiental e também há vários eventos. O mais tradicional é a feira de produtos orgânicos, aos domingos.

Rod. Heitor Penteado – Campinas
Funcionamento do parque: todos os dias das 8h às 18h
Entrada gratuita

— 🍃 —

Pedreira do Chapadão

A Praça Ulysses Guimarães, popularmente conhecida como Pedreira do Chapadão, ocupa uma área de 130 mil metros quadrados e destaca-se pelo impressionante Memorial Ulysses Guimarães, uma escultura de 13 metros de altura assinada por Fábio Penteado. O espaço conta com uma infraestrutura que inclui espelho d’água com cascata, mirante de 30 metros de altura, pistas de cooper e ciclismo, além de quadras poliesportivas e academia ao ar livre.

Ideal para passeios em família e piqueniques, o local oferece atrações variadas como quiosques, playgrounds, pista de skate e até um circo-escola. Após passar por revitalização, o parque recebeu o plantio de milhares de mudas de árvores nativas e flores, consolidando-se como um dos principais pontos de lazer da cidade, unindo preservação ambiental, arte e práticas esportivas em um cenário natural exuberante.

Av. Marechal Rondon, s/n – Jardim Chapadão, Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 21h
Acesso gratuito

— 🍃 —

Parque Ecológico “Prof. Hermógenes de Freitas Leitão”

Foto – crédito: Ricardo de Sampaio Dagnino, Wikimedia Commons

O Parque Ecológico “Prof. Hermógenes de Freitas Leitão” fica no coração da Cidade Universitária, também no distrito de Barão Geraldo. Possui área de 132 mil metros quadrados e oferece espaços para caminhada e corrida, playground, um lago, arborização, equipamentos para ginástica, áreas para descanso e quiosques com churrasqueiras para um piquenique e interação com a família.

Av. Dr. Luís de Tella, Cidade Universitária, Barão Geraldo – Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h
Acesso gratuito

— 🍃 —

Parque Botânico “Amador Aguiar”

Foto – crédito: site do Swiss Park

Inaugurado no bairro Swiss Park em 2009, o Parque Botânico “Amador Aguiar” possui uma área total de 554 mil metros quadrados, e oferece espaço para trilhas de bicicleta, skate, patins, a pé e é pet friendly. No local é possível caminhar ao ar livre observando mudas catalogadas de plantas frutíferas, exóticas e nativas, passando por pinheiros, pau-brasil e as margaridas, por exemplo. O parque também possui uma trilha acessível para PCDs.

Avenida Wellman Galvão de França Rangel, Swiss Park – Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h
Informações: (19) 3738-7050 / (19) 99765-3538 (Swiss Park)
Acesso gratuito

— 🍃 —

Parque das Águas

Foto – crédito: Eduardo Lopes / Prefeitura de Campinas (divulgação)

Inaugurado em 2007 e revitalizado em 2024, O Parque das Águas, no Parque Jambeiro, tem amplo espaço verde com lago, possui centro de visitas, playground e pistas para caminhada, academia da terceira idade e locais para ginástica e yoga, com práticas ao ar livre, organizadas sazonalmente por grupos da cidade, além de lanchonetes e estacionamento.

Com uma recente revitalização foi implantado novo sistema de iluminação, além da recuperação do pavimento asfáltico, quiosque da ilha e paisagismo do parque, além da reforma na academia ao ar livre e a instalação de novos brinquedos no parquinho.

Av. Paulo Correa Viana, 765 – Parque Jambeiro, Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h
Informações: (19) 4042-6080
Acesso gratuito

— 🍃 —

Bosque dos Italianos

Foto – crédito: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas (divulgação)

O Bosque dos Italianos ou Praça Samuel Wainer, surgiu nos planos do município em 1927, na proposta de loteamento do Jardim Chapadão, uma área que fazia parte da antiga fazenda Chapadão de propriedade do Sr. Otaviano Alves de Lima.

O bosque, formado de vegetação arbórea, arbustiva e forrageira, abriga a biblioteca infantil, a Biblioteca Monteiro Lobato, e um espaço de recreação para crianças.

Além disso, há área para caminhadas, playground e salão de festas.

Rua Paulo Justi, 53 – Jardim Chapadão, Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h
Informações: (19) 3241-8543
Acesso gratuito

— 🍃 —

Bosque dos Alemães

O Bosque dos Alemães, ou  Praça João Lech Júnior, ocupa uma área de mais de 20 mil metros quadrados no Jardim Guanabara. A área foi doada ao município em 1928 e preserva um importante resquício de mata nativa do planalto central, contando com espécies como jequitibá branco, tamboril e pau-de-óleo. No final da década de 1970, o local passou por uma reurbanização que instalou mecanismos de controle e cercamentos para garantir a preservação de sua flora original.

Com um projeto paisagístico que utiliza materiais regionais como o varvito de Itu, o bosque oferece um ambiente tranquilo e integrado à natureza. A estrutura conta com aproximadamente 2.000 metros de pista interna para caminhada, parquinho de saibro e bancos de madeira estrategicamente posicionados ao longo dos passeios. É um espaço de grande significação ambiental em Campinas, ideal para quem busca contato direto com a vegetação nativa em meio à cidade.

Praça Doutor João Lech Júnior, s/n – Jardim Guanabara, Campinas
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h
Acesso gratuito

— 🍃 —

Mata de Santa Genebra

Foto – crédito: Fernanda Sunega / divulgação

A Mata de Santa Genebra é considerada o maior remanescente de floresta da cidade de Campinas, e a segunda maior mata nativa em ambiente urbano no Brasil, ficando atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, a Mata de Santa Genebra oferece acesso a pesquisadores e à educação ambiental monitorada, com passeios educativos, onde são apresentados os projetos desenvolvidos pela fundação, além de visitas ao Viveiro de Mudas Nativas, Borboletário, Orquidário, Trilha Oeste e Área Manancial. Também há visitas autoguiadas (sem acompanhamento) para pessoas sozinhas ou pequenos grupos. Vale a visita. Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário de inscrição disponível no site. A inscrição é necessária inclusive para visitas autoguiadas.

Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo – Barão Geraldo, Campinas
Mais informações e funcionamento: [email protected] / (19) 3749-7200 / www.fjposantagenebra.sp.gov.br

— 🍃 —

Praça do Coco

 

A Praça do Coco é um importante ponto de lazer e encontro no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Abriga  um parquinho infantil e conta com um charmoso quiosque com sucos naturais, açaí e petiscos, tudo isso rodeado por árvores. O espaço bastante agradável recebe diversos eventos culturais, com feirinha de artesanato aos sábados e de produtos orgânicos.

R. José Martins, 738, Barão Geraldo – Campinas
Acesso livre

— 🍃 —

Campinas possui 25 parques e bosques, além de outras áreas para atividades ao ar livre. Veja a lista completa aqui

REGIÃO

Parque do Mirim – Indaiatuba

 

Foto – crédito: site da Secretaria de Cultura de Indaiatuba

Aos arredores da represa Capivari-Mirim, em Indaiatuba, o Parque do Mirim é uma boa alternativa gratuita de passeio para as famílias. Possui uma grande área de preservação ambiental, incluindo playgrounds para as crianças, além de quadras poliesportivas e espaço para leitura. Outro atrativo do parque é a disponibilidade de diversos decks para pesca espalhados por toda a borda da lagoa.

Além disso, o local oferece e promove a conscientização e sensibilização ambiental dos recursos hídricos, que somados ao Museu do Mirim, um espaço voltado para o conhecimento da barragem, é indicado para quem procura se conectar com os atrativos locais e conhecimento sobre a natureza.

Estrada Dr. Rafael Elias José Aun, Km 05, Bairro Mirim – Indaiatuba
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 20h. Horário reduzido nos dias 24 e 31 (até às 16h) e estará fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2026, reabrindo no dia seguinte.
Acesso gratuito
Informações: saae.sp.gov.br/parque-do-mirim

— 🍃 —

Parque Irmã Dorothy Stang – Hortolândia

Localizado em Hortolândia, o Parque Irmã Dorothy Stang tem uma área total de 44 mil km quadrados, o que equivale a cinco campos de futebol. Nela, possui mais de 1000 espécies de árvores, como o pau-brasil, ipês amarelos e roxos, mogno, etc. Para o lazer infantil, o parque tem nas instalações próprias uma trilha ecológica com cerca de 240 metros, playgrounds, quadras poliesportivas, mesas para piqueniques e dois atrativos ecológicos, como a Casa Sustentável, feita inteira de barro, e a Casa de Pallet, com as paredes feitas de pallets de madeira doadas por empresas da cidade.

R. Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim São Benedito – Hortolândia. (19) 3845-1149
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h. O parque ficará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2026.
Entrada gratuita

— 🍃 —

Parque Zeca Malavazzi – Paulínia

 

Foto – crédito: site da Prefeitura de Paulínia, divulgação

Parque Zeca Malavazzi fica na região central de Paulínia e conta com quase 100 mil metros quadrados de área verde, além de uma enorme floresta ao redor, um espaço para quem procura estar em contato com a natureza e momentos agradáveis com a família. Possui espaços para piqueniques, para caminhada, e oferece pedalinhos no lago, com tempo limite de 10 minutos. A idade mínima é de 3 anos, e somente os maiores de 14 anos podem fazer o passeio sozinhos.

R. Álvaro Ribeiro, 191, Jardim de Itapoan – Paulínia
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 20h.
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3844-8438

— 🍃 —

Mundo das Crianças – Jundiaí

Foto – crédito: site Mundo das Crianças

O Mundo das Crianças, em Jundiaí, é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade, um espaço que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas. Um espaço para crianças e adultos curtirem juntos.

Em sua primeira fase, contava com 170 mil m2 de área. Após a construção e entrega do Espaço das Águas, sua nova atração – com prainha para banho de sol, cascata, pedalinhos, quiosques para piqueniques, estação de calistenia e espaço PET, entre outros atrativos – a área passou a ter 500 mil m2.

E ainda tem pistas de caminhada e de ciclovia, quadras para a prática de esportes, playgrounds com fontes interativas, casa na árvore, espaço pet e, como símbolo do local, um foguete.

Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400 Pinheirinho – Jundiaí
Funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada até as 16h. O Mundo das Crianças estará fechado durante os dias 24, 25 e 31 de dezembro e também no dia 1º de janeiro de 2026.
A entrada é gratuita. De terça a sexta, não é preciso fazer agendamento para a visita, mas aos fins de semana, feriados e emendas de feriados, é necessário realizar agendamento prévio no site.
Informações:  (11) 4589-1494 / (11) 4589-1338 (de segunda a sexta das 8h às 17h)

— 🍃 —

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74