Aniversário de Campinas

Viracopos: de campo de pouso na Revolução de 32 ao melhor Aeroporto do Brasil em 2025

10 de julho de 2025

Um campo de pousos militar foi construído em Campinas durante a Revolução Constitucionalista de 1932; já em 1960, foi inaugurado como aeroporto comercial. Hoje, quase um século depois das primeiras obras, o Aeroporto Internacional de Viracopos se consolida como o melhor do Brasil na categoria de mais de 10 milhões de passageiros/ano, e é um importante hub aeroportuário da América Latina. Este período de aniversário de 251 anos de Campinas (comemorado em 14 de julho) coincide também com as comemorações da Revolução Paulista (9 de julho).

O aeroporto cresceu à medida que a cidade também se desenvolvia economicamente, impulsionada pelo crescimento populacional, de sua indústria, comércio, e da base tecnológica com universidades e centros de pesquisa.

Foto - crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

Excelência premiada

Em 2025, Viracopos foi eleito pela quinta vez o Melhor Aeroporto do Brasil na categoria de mais de 10 milhões de passageiros/ano, o que indica a satisfação dos usuários com seus serviços. A sua eficiência é reconhecida mundialmente, figurando como o 8º aeroporto mais pontual do mundo na categoria de médio porte.

Essas conquistas impulsionam o ambicioso projeto de Viracopos: tornar-se o maior aeroporto da América Latina, com investimentos de R$ 4,1 bilhões e um novo terminal projetado para atender 25 milhões de passageiros anualmente.

O diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, comemora as premiações. “O foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros. A concessionária vai continuar investindo em melhorias ao longo de 2025 para conquistarmos mais um título no ano que vem”, afirma.

Movimento crescente e novas fronteiras

Nos primeiros cinco meses de 2025, o aeroporto registrou um crescimento de 8,14% na movimentação de passageiros, alcançando 5,2 milhões de pessoas. Esse avanço foi impulsionado por um impressionante salto de 36% nos voos internacionais, sinal de um aeroporto cada vez mais global.

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

Janeiro de 2025 marcou o segundo melhor da história de Viracopos, e a expectativa é superar os 13 milhões de passageiros em 2025.

Para fortalecer essa expansão, a conectividade internacional é prioridade. A Azul Linhas Aéreas, lançou recentemente voos diretos para Porto, em Portugal, e Madri, na Espanha, ampliando as portas da Europa para a região. Além disso, voos sazonais para destinos charmosos como Mendoza e Bariloche, na Argentina, prometem aquecer a alta temporada.

O aeroporto busca ativamente novas parcerias e rotas em feiras internacionais como a “Routes Americas”, reforçando sua malha aérea e atendendo à crescente demanda de turismo e negócios.

Tecnologia no embarque

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

A experiência do passageiro e a segurança operacional são a espinha dorsal dos investimentos. O aeroporto inovou ao lançar uma solução online móvel com localização em tempo real, otimizando a jornada dos viajantes dentro do terminal.

“Estamos entusiasmados em lançar uma solução que realmente atende a uma necessidade fundamental dos passageiros para se localizar no terminal”, disse o diretor de Operações, Marco Beme. “A tecnologia visa tornar a jornada no aeroporto mais fluida, agradável e produtiva. Queremos que os viajantes se sintam no controle, aproveitando ao máximo as facilidades que o aeroporto oferece enquanto aguardam seus voos”, completou.

Pioneiro no Brasil, Viracopos implementou equipamentos de última geração para inspeção de segurança no terminal internacional, incluindo raio-x e body scanners, elevando os padrões de segurança aérea. Mais ainda, Viracopos é o primeiro a oferecer um fluxo de embarque 100% biométrico e automatizado, com e-Gates que garantem agilidade e uma experiência sem atritos.

Terminal de cargas: o coração logístico

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa um terço de toda a carga aérea importada pelo Brasil. Em 2023,movimentou 300 mil toneladas, colocando à prova sua capacidade operacional de 90 mil m². O destaque fica para a infraestrutura de cadeia fria, que possui 11 câmaras frias.

O TECA é reconhecido por importantes certificações como CEIV-PHARMA e ISO 9001:2015, sendo finalista do renomado Prêmio de Qualidade Sindusfarma. Programas como o Smart Pharma, focado em produtos farmacêuticos, e o TECEX, uma área exclusiva para e-commerce, reforçam sua vanguarda.

A recente operação da Azul Cargo Express com aeronaves cargueiras A321P2F (reduzindo consumo e emissões) eleva ainda mais sua capacidade e eficiência em logística de cargas. Além de oferecer maior capacidade para abastecimento e entrega de cargas e de ser mais sustentável, o Airbus A321 da Azul Cargo pode pousar em aeroportos dos mais diversos tamanhos e infraestruturas, permitindo conectar o país, atendendo o maior número de locais em todas as regiões.

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, revela ainda que os planos para essas aeronaves são, inclusive, ampliar o atendimento da unidade de cargas da Azul para fora do Brasil. “Nossos dois Airbus 321 têm autonomia para operar voos internacionais, o que já tem nos levado a planejar as nossas próximas rotas para outros países. Também queremos usá-los para serviços de fretamento”, adianta a executiva.

Hub dos grandes eventos

A expertise do Terminal de Carga de Viracopos transcende a logística comum e o coloca como importante porta de entrada para grandes eventos e cargas especiais no Brasil. O aeroporto possui um histórico de recebimento de volumosos equipamentos para shows de artistas de renome mundial, como Lady Gaga, Shakira e Twenty One Pilots. Além disso, Viracopos é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1, consolidando sua reputação em cenários de alta demanda e complexidade logística.

Segurança e sustentabilidade: pilares essenciais

Foto – crédito: Aeroporto de Viracopos / divulgação

A segurança operacional e a responsabilidade ambiental são considerados pontos chave pela gestão do aeroporto. Viracopos obteve a classificação “A” no Atestado de Capacidade Operacional (ACOP) da ANAC, confirmando sua excelência em resposta a emergências.

Para garantir a segurança da aviação, anualmente realiza a campanha “Guardiões de Viracopos”, conscientizando sobre riscos como a soltura de balões. “O projeto não apenas promove a cultura de segurança, mas, também inspira as novas gerações a se envolverem e colaborarem ativamente com a segurança das operações. Acredita-se que as experiências sociais ocorridas na infância influenciam muito mais do que as ocorridas na adolescência e na idade adulta”, disse o gerente Segurança Operacional de Viracopos, Moisés Araújo.

O compromisso ambiental foi reforçado com a certificação inédita ISO 14001:2015 para seus terminais de Carga e Passageiros, validando sua gestão ambiental e reforçando práticas sustentáveis que visam reduzir o impacto ambiental.

Raio X do Aeroporto Internacional de Viracopos:

Nome: Aeroporto Internacional de Viracopos / Campinas
Prazo do contrato de concessão: 30 anos
Início da concessão: 2012
Área total do sítio aeroportuário: 25,9 km²
Área do antigo terminal de passageiros (T0): 28 mil m² (*desativado em abril de 2016)
Área do novo terminal de passageiros (T1): 178 mil m² (*início parcial da operação em 2014)
Número de passageiros (2011): 7,5 milhões
Número de passageiros (2012): 8,8 milhões
Número de passageiros (2013): 9,3 milhões
Número de passageiros (2014): 9,8 milhões
Número de passageiros (2015): 10,3 milhões
Número de passageiros (2016): 9,3 milhões
Número de passageiros (2017): 9,3 milhões
Número de passageiros (2018): 9,2 milhões
Número de passageiros (2019): 10,5 milhões
Número de passageiros (2020): 6,7 milhões (*pandemia)
Número de passageiros (2021): 10,6  milhões
Número de passageiros (2022): 11,8 milhões
Número de passageiros (2023): 12,5 milhões (*recorde)
Número de passageiros (2024): 12,4 milhões

Investimentos: R$ 4,1 bilhões entre 2012 e 2023;
Área do novo pátio de aviões – 400 mil m²
Área total do pátio de aeronaves – 700 mil m²
Posições de pátio – 72 aeronaves
Pontes de Embarque – Total de 28 pontes
Número esteiras de restituição de bagagens – 7
Balcões de check-in – 72
Vagas de estacionamento – 4.000

Compartilhe
Galeria de imagens

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74