Por Lucca Panzarini Marson
Reinaugurado em setembro de 2023 após um ano de reformas, o Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, a pouco mais de 40 km de Campinas, oferece aos visitantes diversas atrações aliadas a muito conhecimento sobre as eras geológicas e a evolução da vida no nosso planeta.
Nos mais de 43 mil metros quadrados de área, o parque disponibiliza painéis explicativos sobre o surgimento da vida na Terra, e também nove réplicas de dinossauros oriundos da era mesozoica, incluindo o Tricerátops e o Branquiossauro, que possui 18 metros de comprimento. No local também há trilhas, cavernas, exposições, espaços lúdicos, maquetes, entre outras atrações. E o melhor: com entrada gratuita!
Mas para visitar o espaço, é preciso fazer agendamento antecipado. As vagas são limitadas e a procura vem sendo bem grande. Só no primeiro fim de semana após a reabertura, o local contou com a presença de mais de 1800 visitantes. O passeio tem um tour guiado por monitor com grupos determinados pelo horário marcado.
Fotos – crédito: reprodução Facebook/Prefeitura de Salto
De acordo com a Prefeitura, as obras de reforma do espaço incluem novidades na acessibilidade, além de um novo playground, espaços lúdicos para fotos, restauração das réplicas de dinossauros, criação de quatro novas réplicas, entre outras melhorias. A infraestrutura do parque também oferece estacionamento, banheiros públicos e bebedouros. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos pela administração municipal. “Esse equipamento turístico vai trazer pessoas, renda e empregos para nossa cidade e, além do turismo pedagógico, irá proporcionar muita diversão para as crianças”, diz o prefeito Laerte Sonsin Jr.
“De forma geral significa renda para o município, divulgação de nossa cidade em vários âmbitos”, reforçou o secretário de Turismo, Wanderley Rigolin.
Rocha Moutonnée
Fotos – crédito: reprodução Facebook/Prefeitura de Salto
O local também conta com resquícios florísticos que indicam as alterações climáticas na escala geológica e também apresenta um dos mais importantes vestígios geológicos do Brasil: a rocha mountannée, um granito róseo de formato arredondado que lembra um carneiro deitado (“mouton” em francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirada), que dá nome ao parque. O diferencial da rocha são as arranhaduras em sua superfície, produzidas pelas geleiras da era Paleozóica, há 270 milhões de anos. Isso e outros acontecimentos comprovam que nossa região passou por significativas alternâncias climáticas ao longo dos anos.
Devido à raridade da rocha, o parque foi tombado em 1990 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.
Parque da Rocha Mountannée
Local: Rodovia Rocha Mountannée, s/n, Loteamento Terras de São Pedro e São Paulo – Salto (11) 4602-2622
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30
Entrada gratuita, mediante disponibilidade e agendamento prévio pelo link
Mais informações: @parquerochamoutonnesalto
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74