Nos fins de semana e feriados prolongados, as visitas monitoradas à Reserva Biológica da Serra do Japi, em Jundiaí, combinam contato com a natureza e educação ambiental. Os interessados em percorrer as trilhas e conhecer alguns dos principais pontos da área protegida devem fazer o agendamento com antecedência no site da Prefeitura de Jundiaí. O passeio é pago, mas é preciso verificar os valores diretamente com os monitores.
São cinco trilhas (veja abaixo) que podem ser percorridas acompanhadas por monitores. As regras para todos os visitantes começam por seguir rigorosamente as orientações dos profissionais. Não se afastar do grupo, manter-se nas trilhas ou nos circuitos são determinações que devem ser seguidas à risca.
Calças compridas e roupas de cores neutras, calçados confortáveis, filtro solar e repelente contra insetos são desejáveis durante a visitação. Água, alimentos leves e calóricos, como barras de cereais, capas de chuva, medicamentos de uso controlado podem ser levados pelo visitante. Todos os resíduos produzidos nos percursos devem ser descartados nas lixeiras, separando-se os materiais secos recicláveis e os materiais orgânicos, como restos de alimentos. É proibido fumar na área da Reserva, utilizar objetos cortantes e fazer uso de bebidas alcoólicas. Também não se pode entrar com animais domésticos, bicicletas, motos, patinetes e skates. O visitante deve evitar desodorantes ou perfumes que exalam odores fortes para não atrair abelhas e outros insetos.
A atividade é realizada pelo projeto “Olhos da Serra”, que tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. A preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza. É conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, apoio da Prefeitura local, entre outras instituições.
Confira a opções de trilhas:
Base Ecológica – Mirante: 6 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
Base Ecológica – Paraíso: 9,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
Base Ecológica – Córrego dos Morcegos: 8,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
Base Ecológica – Marco Geodésico: 4 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.
Base Ecológica – Jabuticabeiras: 16 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.
Foto no alto – crédito: Flávio Grieger/divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74