A antiga área dos eucaliptos da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), em Campinas, passa por obras com o plantio de novas árvores, trilhas com piso intertravado, espaços para circulação e parque para crianças. Realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a obra foi iniciada na terça-feira, 29 de agosto de 2023, e está prevista para ser executada em cerca de seis meses.
O parque ficou fechado por dois meses, entre janeiro e março de 2023, após a queda de um eucalipto, no período de intensas chuvas na cidade, ter causado a morte de uma criança. Do local foram extraídos 55 eucaliptos e retiradas cerca de 180 árvores.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, as máquinas estão fazendo a terraplenagem no terreno e a demarcação de trilhas, que serão construídas com piso intertravado, que é ecológico e permite a drenagem da água da chuva.
Para a área, de quase 32 mil metros quadrados, o secretário explica que está previsto o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que serão fornecidas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e que está trabalhando na proposta de reflorestamento deste local. O plano foi apresentado, na Prefeitura, em junho.
Também terá um novo parquinho, de mais de 2,4 mil metros quadrados de área, equipamentos sensoriais, brinquedos que promovem interação com a água, pisos de diferentes texturas, entre outros detalhes.
Lagoa do Taquaral
O parque é uma das maiores áreas de lazer de Campinas e recebe visitantes de toda a região. São cerca de 50 mil frequentadores aos fins de semana. Conta com diversas atrações como pedalinhos, Caravela, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, academia de musculação, parquinho de madeira “Casa da Criança”, ginásio de esportes, piscinas, Planetário, Concha Acústica (onde há apresentações artísticas), duas pistas de skate (uma bowl e uma street); Parcão, parque para cachorros; pista de caminhada, lanchonetes na área interna e externa, que oferecem variedades de alimentos.
A área do parque é de cerca de 630 mil metros quadrados. Fez parte da antiga Fazenda Taquaral e foi adquirida pela Prefeitura de Campinas e transformada em parque em 1972.
O parque abre todos os dias, das 5h às 21h.
Foto o alto – crédito: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74