A fonte mais famosa de Roma e um dos monumentos mais visitados do mundo, a Fontana di Trevi ganhou uma réplica na cidade de Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista. A nova atração turística foi inaugurada no dia 12 de maio de 2023.
Com um investimento de R$ 1.6 milhão, sendo R$ 505 mil do Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e o restante em recursos municipais, a réplica tem dimensões reduzidas, com área de 370 m² e 11,4 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,4 metros de largura, o equivalente a cerca de 40% da obra original de Nicola Salvi, que possui 26 metros de altura e 20 metros de largura.
Além disso, fonte de Serra Negra possui 9 bicos distribuidores, 4 motobombas, cascata, 55 projetores de luz e 14 peças de silicone e gesso. O espaço de convivência possui bancos, luminárias e paisagismo.
De acordo com a Prefeitura de Serra Negra, o objetivo do investimento na atração é impulsionar o turismo, principal setor da economia no município, com o aumento do fluxo de visitantes, movimentando as redes hoteleira e gastronômica, comércio e serviços em geral, e consequentemente, gerar emprego e renda à população.
Ainda segundo a administração municipal, a construção da fonte também é uma forma de prestar uma homenagem à cultura italiana, com fortes laços no município devido à massiva imigração ocorrida principalmente no século 20. “Esta obra é um sinal de agradecimento a tudo o que os italianos nos ensinaram e fizeram pelo desenvolvimento de Serra Negra através do café, do vinho, da gastronomia, do comércio e todos os setores da nossa sociedade”, destaca o prefeito Elmir Chedid.
A obra
A Fontana di Trevi foi inaugurada em 1735, é uma obra de Nicola Salvi, que foi selecionado para o projeto após um concurso patrocinado pelo papa Clemente XII. A lenda por trás da fonte conta que em 19 a.C, um grupo de soldados romanos estava com muita sede pois há muitos dias não bebiam uma gota d’água. Foi então que viram uma jovem mulher, que os levou até uma fonte incrível de água cristalina, a 13 km de Roma. Então, ao saber disso, o Imperador Augustus decidiu construir um aqueduto para transportar a água dessa fonte até a cidade, esse aqueduto foi substituto por uma fonte muito tempo depois, a então Fontana di Trevi.
A fonte se tornou famosa devido às moedas jogadas por três adolescentes em um filme chamado “A Fonte dos Desejos”. Após jogar as moedas, as três fizeram pedidos silenciosos, que posteriormente se realizaram, então, pessoas de todo o mundo realizam esse tipo de “tradição” quando visitam a capital da Itália.
A Câmara Municipal de Serra Negra, após votação dos vereadores, decidiu que as moedas jogadas por turistas que visitarem a réplica serão recolhidas e destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Réplica da Fontana di Trevi
Local: Av. Dep. Pomeu Campos Vergal, s/n – Serra Negra
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74