Por Vinicius Zaia Ferreira
Uma das cidades mais visitadas do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é aquele destino charmoso e cheio de atrações para os visitantes, mas você sabia que esta Estância Turística Hidromineral também tem uma Rota Turística do Café?
Criada em 2004 com a participação de algumas propriedades, a rota passou por um tempo sem divulgação, mas com a valorização e o crescimento do turismo rural nos últimos anos, outras propriedades vieram contribuir para o fortalecimento dela. Hoje, os visitantes podem conhecer no local não apenas os produtores de café, que é a cultura predominante no local, mas também alambiques, destilarias, cachoeiras, restaurantes e empórios, e há também pousadas para quem quiser passar alguns dias pelo bairro da Serra e aproveitar todos os estabelecimentos que integram a rota.
Em 2018, foi instituído oficialmente pela Prefeitura a composição de algumas rotas turísticas de Serra Negra (além do Café, a Rota Turística do Queijo e Vinho, Rota Turística do Alto da Serra, Rota Turística dos Macacos e Rota Turística da Fundação), e ficou a cargo delas se organizarem para fomentar a atividade. A Rota Turística do Café deu um passo à frente, e hoje possui um mapa, um site e se candidatou para uma capacitação do Ministério do Turismo.
Evandro Luis Silva, proprietário do bistrô winepub Café do Pouso e um dos coordenadores da Rota Turística do Café, explica que a capacitação é realizada por meio do projeto “Experiências Brasil Rural”, que busca fomentar o turismo por meio de determinado produto agrícola. Este ano foram escolhidos o café, a farinha de mandioca e a cana de açúcar.
Os representantes do Ministério fizeram uma visita para validar as propostas das experiências. Também são elaborados vídeos institucionais a serem veiculados pelo Ministério do Turismo.
“A capacitação é feita em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), oferecendo marketing digital, com participação de vários turismólogos orientando sobre como montar a rota, receber o turismo e instruções para o produtor rural agregar valor ao atrativo. Depois, criamos uma experiência memorável. Uma pousada trouxe a experiência de pescar, limpar e cozinhar o peixe. No meu restaurante, por exemplo, o cliente tem a experiência de passar o próprio café para consumo”, explica.
Evandro Silva conta que a maioria dos visitantes do Café do Pouso é da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e cidades vizinhas, como Amparo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira. Além disso, ele explica que o Circuito das Águas é muito frequentado por santistas e paulistanos da região do ABC.
Rosana Marchi, uma das donas do Café Nonno Marchi, conta que antes de se juntar à rota, vendia seu café em feiras e os clientes demonstravam interesse em conhecer o cafezal. Aos poucos foi aceitando visitações e tomando gosto em receber turistas. Ela ressalta que o turismo vem somando uma renda adicional aos produtores, que passavam dificuldades anteriormente.
“Para nós é um prazer imenso trabalhar com a Rota. O produtor vinha passando por muitas dificuldades. O turismo agrega um ganho a mais na nossa renda e também é ótimo poder receber os consumidores finais na nossa produtora de café”, disse ela.
Para quem busca os cantinhos charmosos do interior paulista para uma experiência acolhedora em meio às belas paisagens de montanha, veja abaixo as atrações da Rota Turística do Café:
Alambique e Restaurante Olivotto
Um alambique que faz parte da rota desde 2004, oferece degustação de cachaças e licores, artesanato, comida caseira e porções em um ambiente aconchegante.
Local: Serra Negra, bairro da Serra, Sítio São João. (19) 3892-7860
Horários: das 10h à 17h30 (quinta a domingo e feriados. Férias: terça a domingo)
Horário restaurante: 10h à 17h30 (sábados, domingos e feriados)
Bioparque Serra Negra
O Bioparque permite ao turista caminhar por trilhas imersas em um ambiente úmido de uma floresta de altitude. Durante o caminho, podem ser contempladas nascentes, corpos d’água, brejos, campos abertos e diferentes estágios de regeneração florestal, além de diversas espécies da fauna e flora da região.
Local: Estrada Municipal Amatis José Franchi, s/n (aprox. km 15) – Serra Negra
Horário de funcionamento: das 9h às 17h (todos os dias)
Bistrô Winepub Café do Pouso
O Bistrô serve café da manhã, almoço e jantar, e possui um ambiente favorável para contemplar o pôr do sol, sendo este um grande diferencial do estabelecimento. Além de petiscos e comida brasileira, o restaurante é especializado em culinária italiana com massas e risotos que podem ser harmonizados com vinhos e drinks regionais.
Local: Estrada Municipal Amatis José Franchi, Km 1 – sentido Bairro do Refúgio da Serra – Serra Negra
Horário de funcionamento: das 16h às 22h (quinta e sexta); das 12h às 22h (sábado, domingo, véspera de feriado e feriado)
BullHof Destilaria Boutique
A BullHof conta com rótulos artesanais, premiados e selecionados de cachaça, vodka, rum, gin e cocktail alcoólico, sendo a primeira destilaria boutique do país. O conceito de destilaria boutique se caracteriza pela produção em baixa escala, basicamente de edições limitadas, com produtos inéditos e de alta qualidade. A BullHoff oferece visitação à destilaria, onde além de conhecer os processos de destilação acomodações, os clientes também podem degustar todos os produtos fabricados.
Local: Rod. Joaquim A. Zocchio, Km 04, Serra de Cima – Serra Negra
Horário de funcionamento: das 10h às 17h (sábado e domingo)
Café Nonno Marchi
O Café Nonno Marchi é uma produtora de café familiar, com colheita totalmente manual e com seleção apenas de grãos maduros, para que o consumidor sinta sabores frutados e intensa doçura do café. O padrão de qualidade rendeu diversos prêmios à produtora, como o 2º lugar no 19º no Concurso Estadual de Cafés Especiais de São Paulo em 2020, e o 1º lugar no Concurso Regional do Circuito das Águas Paulista em 2021.
Local: Estrada Municipal José Amatis Franchi, Bairro da Serra – Serra Negra
Horário de funcionamento: das 8h às 17h (quinta-feira a domingo e feriados)
Museu do Café Vale do Ouro Verde
O Museu do Café permite ao visitante conhecer a história e a cultura do café, com exposição de máquinas atuais e de época. Além do ambiente ser emoldurado por fotos históricas, o museu também oferece degustação de cafés produzidos na propriedade.
Local: Estrada Municipal Amathis José Franchi, Km 05, Bairro da Serra – Serra Negra. (19) 3842 7328 / WhatsApp (19) 97147-6542
Horário de funcionamento: das 9h às 17h (sábados); das 9h às 13h (domingos); das 9h às 17h (feriados prolongados – último dia, das 9h às 13h). Horário sob agendamento (demais dias da semana)
Pousada Cachoeira dos Sonhos
Pousada propícia para turistas que planejam visitar os atrativos da região de Serra Negra, com um ambiente tranquilo e cercado pela natureza. As acomodações são chalés com geladeira, TV, fogão, churrasqueira, piscina, bar, lanchonete e aceita pets.
Local: Estrada Municipal Amathis José Franchi, Bairro da Serra – Serra Negra. (19) 99880-2029
Pousada Primavera da Serra
A Pousada Primavera da Serra possui um ambiente rústico e aconchegante para turistas que buscam uma acomodação tranquila e rodeada pela natureza. Com café da manhã incluído, a pousada é próxima à cidade e oferece piscina e pesca para os hóspedes relaxarem.
Local: Rodovia Amathis José Franchi, km 4,5, Bairro da Serra – Serra Negra. (19) 3892-4098 / (19) 99809-4826
Pousada Sítio Bom Fim
Pousada localizada a 5 quilômetros de Serra Negra, anteriormente era um sítio produtor de café e olaria de tijolos. Com vista agradável, os hóspedes podem desfrutar de um ambiente tranquilo, com piscina e pesqueiro.
Local: Rota Turística do Bairro da Serra Km 5,5 – Serra Negra. (19) 99687-6061 / (19) 99767-6640
Pousada Vale do Ouro Verde
A pousada oferece acomodações aconchegantes com varandas que proporcionam belas paisagens. Com um clima acolhedor da serra, ar puro e o frescor das plantações de café, a hospedagem permite que o turista se conecte com a natureza e tenha contato com o meio-ambiente.
Local: Estrada Municipal Amathis J. Franchi, Km 5, Rota Turistica do Café, Bairro da Serra – Serra Negra. (19) 99988-7704 / (19) 99754-0175
Rancho Borloni
Ambiente agradável e tranquilo com cachoeiras, piscina, campo de futebol e lago para pesca. Com belas paisagens, a pousada também possui um restaurante.
Informações: (19) 99142-0777 WhatsApp
Rancho Ooo Di Casa
O Rancho Ooo Di Casa é um restaurante caseiro especializado em porções e bebidas, como cervejas e drinks. O ambiente é agradável com vista para a natureza.
Instagram: www.instagram.com/ranchoooodicasa
Horário de funcionamento: das 8h às 19h (sábados, domingos e feriados)
Sítio Recanto das Cachoeiras
Propriedade familiar criada há cerca de 20 anos, passou a produzir cachaça em 2018, sendo este o principal produto oferecido. Além disso, também serve cervejas artesanais e mel. O local também trabalha com ecoturismo, oferecendo aos turistas a possibilidade de fazer trilhas e visitar cachoeiras.
Instagram: www.instagram.com/sitiorecantodascachoeiras
Horário de funcionamento: sob agendamento
Mais informações no site: www.rotaturisticadocafe.com.br
(Foto acima retirada do site. Confira as imagens)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74