Quando se pensa em viajar, é importante conhecer o máximo possível sobre os hábitos, leis e cultura do país. Ninguém quer ser desrespeitado em casa, não é mesmo? Alguns destinos – como o Japão – possuem peculiaridades interessantes de se conhecer.
Ter ao menos uma noção da língua, por exemplo, é uma forma de mostrar interesse pela cultura e te impedir de entrar em apuros. Passaporte, visto, aulas de japonês em dia e dinheiro em mãos, você já está quase pronto para visitar esse país.
Para ajudar com o que falta, veja adiante 8 curiosidades sobre o Japão que você precisa ficar de olho antes de ir para esse país maravilhoso (ou até mesmo atiçar sua vontade de visitar essa cultura tão diferente da ocidental).
O Japão
O Japão é a terceira maior economia do mundo, com um produto interno bruto (PIB) de US$ 4,9 trilhões.
O país é um arquipélago banhado pelo oceano Pacífico formado por 6.852 ilhas. As principais ilhas são Honshu (onde fica Tóquio), Tóquio, Hokkaido, Shikoku e Kyushu.
O país se estende entre os mares Okhotsk (ao norte) e Filipinas (ao Sul) e é rico das mais diversas paisagens, clima e ecossistemas.
São muitas as curiosidades sobre o Japão, mas vejamos 8 delas que você não pode ficar sem saber.
Curiosidades sobre o Japão
Seja por ter uma quantidade gigantesca de terremotos todos os anos ou pelo rico desenvolvimento tecnológico, o Japão é um país que atrai milhões de turistas todos os anos.
Talvez pela gigante diferença cultural entre ocidente e oriente, 31,9 milhões de visitantes estrangeiros foram ao Japão em 2019. O fato é que há muito o que se saber sobre este país antes de conhecê-lo.
1- É muito menor, mas tem quase a mesma população que o maior país do mundo
Este país insular tem uma área territorial 45 vezes menor que a Rússia (maior país do mundo em extensão), mas tem pouco menos de 20 milhões habitantes a menos que o país soviético. Veja:
● Japão:
– 377.915 km²
– 125,7 milhões de habitantes
● Rússia:
– 17.100.000 km²
– 143,4 milhões de habitantes
2- Foi duas vezes sede dos jogos Olímpicos
O país nipônico foi duas vezes sede dos jogos olímpicos: em 1964 e 2021. O país não tem muita sorte nesse quesito.
Os primeiros jogos em Tóquio seriam em 1940, mas tiveram que ser adiados por conta da Segunda Guerra. Mesmo assim, a realização dos jogos foi considerada pela coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da USP, Katia Rubio, como o marco da reconstrução do país após o ataque da bomba atômica em Hiroshima.
A cerimônia emocionou ao ter como portador da pira olímpica um sobrevivente deste ataque.
O segundo ano em que Tóquio seria sede, em 2020, também precisou ser adiado por motivos de saúde pública e acabou acontecendo sem que o público pudesse esbravejar em torcida em 2021.
Mesmo assim, uniu milhões de torcedores pelo mundo que viveram diversas emoções em frente às telinhas.
3- Um encontro entre presente e passado
O Japão é considerado uma das maiores potências tecnológicas do mundo. O investimento no setor é pautado desde 1950 e é um dos pilares da recuperação do país pós-guerra.
O curioso é que, ao mesmo tempo em que é um país do futuro, o Japão também preserva sua história por meio de templos, museus e a valorização de pessoas mais velhas.
Os anciãos são símbolos de conhecimento e sabedoria e são constantemente consultados pelos mais jovens antes de tomarem grandes decisões.
4- O Natal chega no Japão primeiro
O fuso-horário do Japão o coloca “no futuro” em relação ao Brasil. Tóquio está, literalmente, 12h à frente de Brasília, o que significa que o ano novo e o Natal, por exemplo, acontecem antes por lá.
5- Destino favorito de alguns famosos
Lady Gaga, Tim Burton, Keanu Reeves e Tom Cruise são fãs de carteirinha deste país. Alguns deles, inclusive, incluem hábitos japoneses, como deixar o sapato fora de casa.
6- Ano Novo especial
Antes de 1873, o Japão comemorou o ano novo em uma data diferente do ocidente. O Ano-Novo Japonês seguia o calendário lunar chinês. Mas desde então, janeiro é o ano-novo oficial no país.
7- Taxa de alfabetização de quase 100%
A educação é extremamente importante para o povo e governo japonês. Isso faz com que a taxa de alfabetização da população japonesa chegue a 99%.
É um dos maiores índices do mundo e divide o posto com países como Alemanha, Bélgica, Canadá e Dinamarca, por exemplo.
8- Frutas quadradas
A dificuldade no armazenamento de melancias fez com que o Japão produzisse essas frutas no formato quadrado. Para isso, elas são colocadas em caixas de vidro enquanto estão em crescimento, assumindo esse interessante e inusitado formato.
Seja pela imensa quantidade de ilhas ou até mesmo pela melancia quadrada, a verdade é que são muitas as curiosidades sobre o Japão. Com paisagens paradisíacas, o país do sol nascente é, com certeza, um destino imperdível.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74