Turismo

Com promessa de revitalização, Mercado Municipal de Campinas comemora 114 anos

12 de abril de 2022

Em 12 de abril de 1908 era inaugurado um dos símbolos de Campinas, o Mercado Municipal, popularmente conhecido como Mercadão. O local é o centro de compras mais antigo do município e um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Mercadão é referência pela diversidade de produtos pouco encontrados em mercados tradicionais, contando com enorme variedade de temperos, grãos, frutas e legumes, flores, queijos, alimentos tradicionais da cultura japonesa, produtos naturais, óleos essenciais, peixes, carnes com cortes especiais, tabaco, entre outros. Outro diferencial é a relação com os comerciantes, que através do atendimento criam sensação de proximidade com os clientes, orientando sobre os produtos e tornando agradável a escolha das mercadorias.

A sua área total é de 7.720 m², sendo 3.110 m² de área construída, mais estacionamento e 143 boxes para venda de produtos.

História

O Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo na gestão do prefeito Orosimbo Maia, inaugurado em 1908. A sua arquitetura neomourisco faz referência aos centros comerciais do oriente médio, e inicialmente serviu como depósito de açúcar da Estrada de Ferro Funilense que ia até o Porto de Santos.

Foto – crédito: Rogério Capela / Prefeitura de Campinas

Na atual peixaria, funcionava a plataforma de embarque da estação de trem, e circulavam também bondes, o que movimentou o ambiente e o tornou um ponto de encontro do município.

Em 1983, o prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), e em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). Atualmente, é administrado pela SETEC (Serviços Técnicos Gerais).

Em 1996, o prédio passou por reformas, recuperando suas características originais, além da troca de toda a rede elétrica, hidráulica, telefônica, pisos e a implantação de um sistema de combate a incêndio. Em 2005, aconteceu outra reforma focada no telhado e boxes, pintando e padronizando a organização local e o tornando um cartão postal de Campinas.

Revitalização

Em 2021, a Prefeitura de Campinas anunciou que receberia R$ 7,2 milhões para a reforma do Mercadão Municipal, recursos previstos por meio de emendas parlamentares, destinados via Ministério do Turismo. No entanto, a obra possuía impasses jurídicos, pois apesar de mais de 100 anos, o imóvel não tinha registro, e sem documentação não seria possível receber recursos financeiros.

No final de março de 2022, a justiça concedeu o registro em ação por usucapião movida pela SETEC há cerca de três anos.

De acordo com informações da SETEC, agora está em fase de projetos e conclusão junto à Caixa Econômica Federal. A secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Campinas informou também que a previsão é licitar a obra até o mês de junho de 2022.

No projeto de revitalização estão previstas reformas na parte elétrica, hidráulica, fachada, luminotécnica e colocação de um mezanino.

Serviço:

Mercado Municipal de Campinas (Mercadão)
Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 18h30. E facultativamente aos domingos, das 7h às 12h

Foto acima: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74