Turismo

Além do Taquaral: Roteiro reúne 10 parques e bosques de Campinas que valem um passeio

29 de março de 2022

Por Caio Alexandre dos Santos

Campinas possui belos parques e bosques, sendo alguns deles cartões postais da cidade. A Lagoa do Taquaral é o preferido dos campineiros, a “praia” local, bastante procurado para práticas de atividades esportivas, lazer, e tem sido palco de eventos gastronômicos e culturais.

Outro espaço bastante frequentado na região central é o Bosque dos Jequitibás, com seu mini zoológico, o museu de história natural, e sua belíssima área verde. Ah, e ainda tem a Pedreira do Chapadão.

Mas a cidade tem diversos outros espaços espalhados por várias regiões que podem ser opções para caminhadas, piqueniques em família e amigos e outras atividades ao ar livre.

Abaixo selecionamos dez parques e bosques localizados em diferentes bairros de Campinas, todos com equipamentos e opções de lazer, e que valem uma visita.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Foto – crédito: Prefeitura de Campinas/divulgação

O belo Parque Ecológico de Campinas tem uma área de 110 hectares e é um projeto paisagístico do renomado Roberto Burle Marx. Possui espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e outras da flora brasileira, especialmente palmeiras.

Abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles o casarão e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro (fechados para o público).

O parque possui 7 quadras poliesportivas (equipadas com vestiários), campos de futebol soçaite, quadra de bocha e malha, trilhas para caminhadas, pista de cooper, playground, áreas para piquenique, anfiteatro, e dois estacionamentos com capacidade para 1.000 carros.

Serviço:
Local: Rod. Heitor Penteado, s/n, Vila Brandina
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Parque dos Guarantãs

O Parque dos Guarantãs tem uma área de 87 mil metros quadrados, sendo 23 mil metros de mata nativa. Seu espaço conta com um lago, com queda d’água, quadras poliesportivas, campo de futebol e pista de cooper. Há também uma área destinada a piquenique, com churrasqueiras, playground e sanitários.

Serviço:
Local: Rua Santa Rita do Passa Quatro, s/n, Jardim Nova Europa
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque São José

Também conhecido como Praça Francisco Vivaldi, o Bosque São José ocupa uma área de mais de 33 mil metros quadrados na região do Jardim Proença. A mata nativa preservada e os equipamentos de lazer atraem frequentadores de todas as idades, principalmente para caminhadas. O espaço tem banheiros, infraestrutura para visitação e uma área de recreação utilizada nos fins de semana por famílias.

Serviço:
Local: Rua Capistrano de Abreu, s/n, Vila Lemos
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Ferdinando Tilli

Destinado ao lazer, o parque oferece um agradável contato com a natureza, com sua vegetação, lagos e espaços para prática de esporte. A área é cercada e conta com playground, pista de circulação de pedestres, equipamentos para ginástica, 2 quadras de basquete, 2 mini campos de futebol, um campo de futebol com arquibancada e sanitários.

Serviço:
Local: Rua Olinto Gardelin, s/n, Parque Valença
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Chico Mendes

Com uma área de 34 mil metros quadrados, o bosque Chico Mendes homenageia o líder dos seringueiros da Amazônia assassinado no Acre. O projeto paisagístico englobou, junto com a proteção da mata nativa, a colocação de grama. Canteiros de flores e plantas ornamentais, além do plantio de 3.000 mudas de diversas espécies de árvores como Jequitibás, Caviunas e Jatobás, foram acrescentados ao local.

Possui uma quadra poliesportiva, um mini campo, equipamentos de ginástica, playground, passarela de cimento em toda extensão da área e bancos públicos.

Serviço:
Local: Rua Moscou – Parque São Quirino
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque dos Italianos

A história do bosque dos italianos começou em 1927 com planos de loteamento municipal, mas a área foi doada ao município apenas em 1960 e transformada no atual bosque em 1977. Com um terreno de 14 mil metros quadrados, o espaço é uma reserva de mata nativa, composta por árvores centenárias.

É ideal para caminhadas e possui playground (gangorra, balanço, entre outros), academia para a terceira idade (ATI), salão de festas, sanitários, biblioteca infantil e encontros da associação dos orquidófilos de Campinas, com a mostra de orquídeas todos os terceiros domingos do mês, entre 8h30 e 12h30

Serviço:
Local: Rua Albano de Almeida Lima, s/n, Guanabara
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque Yitzhak Rabin

Com uma área de aproximadamente 65 mil metros quadrados em desnível acentuado, o parque possui uma pista para caminhadas em torno de uma mata natural, contribuindo para o desenvolvimento de lazer e práticas esportivas em ambiente agradável. Possui lago com queda d’água, playground, pista de corrida, quadras esportivas, mesas de dama e xadrez, mini campo de futebol e sanitários.

Serviço:
Local: Rua Prof. Ary Monteiro Galvão e rua José Strazzacappa – Jardim Madalena
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Bosque dos Cambarás

Ocupando uma área de 58 mil metros quadrados, o bosque foi estruturado a partir de um fragmento de mata nativa remanescente em terreno com características arenosas. Para complementar a vegetação natural, foram plantadas 10 mil mudas de árvores nativas e exóticas, muitas delas típicas de cerrados, como o próprio Cambará, que deu nome ao bosque. Possui parque infantil, quadras poliesportivas, campos de futebol e pista de cooper.

Serviço:
Local: Av. Emilly Cristienne Giovanini, 409, DIC 5, Ouro Verde
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Foto – crédito: Prefeitura de Campinas/divulgação

Parque das Águas

Inaugurado em 2007, o Parque das Águas possui um amplo espaço verde com lago, centro de visitas, sanitário, playground e pistas para caminhada, academia da terceira idade e locais para ginástica e yoga.

Serviço:
Local: Av. Washington Luiz, 438 – Parque Jambeiro
Horário: todos os dias, das 6h às 20h

Bosque dos Alemães

A área em que atualmente se encontra o Bosque dos Alemães foi doada à Prefeitura de Campinas em 1928, visando a preservação da flora nativa (composta de tamboril, guaporuvu, canela-batalha, pau-de-óleo, jequitibá branco ou ainda guaçatanga, cafezinho e manduirana).

O Bosque possui uma área de 20 mil metros quadrados e seus equipamentos foram pensados para reforçar a percepção da flora, utilizando materiais puros e regionais no piso, no parquinho e nos bancos projetados com troncos de madeira. E com aproximadamente 2.000 metros de pista interna para caminhada.

Serviço:
Local: Rua Albano de Almeida Lima, s/n, Guanabara
Horário: todos os dias, das 6h às 18h

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74