A vanguardista cidade de São Paulo foi palco da semana que marcou a história, a cultura, a arte e a literatura brasileiras: a Semana de Arte Moderna, que, de 11 a 18 de fevereiro de 2022, completa seu primeiro centenário. Diversas atrações especiais para celebrar esta data foram preparadas pela Prefeitura de São Paulo, pelo governo estadual e por museus, instituições, espaços culturais, entre outros entes.
A São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos da cidade, preparou o Roteiro Temático 100 Anos da Semana de Arte Moderna, itinerário com versões em inglês e espanhol que traz informações completas sobre a herança modernista na cidade, suas influências na arquitetura, na história, nas artes, na literatura e na cultura paulistana e brasileira. O roteiro tem a proposta de incentivar turistas e também os paulistanos a fazerem essa viagem no tempo e redescobrirem Modernismo nas suas mais diferentes manifestações.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte brasileira. O evento, polêmico e visionário, ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, nas dependências do Theatro Municipal de São Paulo, e contou com exposições, concertos e saraus dos chamados “vanguardistas” (artistas pioneiros do Modernismo).
A manifestação artística representou não apenas uma ruptura ao parnasianismo, mas também a busca por uma arte com liberdade de expressão e que de fato representaria a o Brasil daquela época. O Modernismo encontrou em São Paulo seu local ideal de expressão, devido à presença de diversas culturas e etnias e à crescente modernização e industrialização da cidade, que concentra alguns dos principais museus e galerias de arte do país.
O roteiro resgata momentos marcantes da história brasileira que culminaram com a Semana de Arte Moderna, além de trazer também imagens históricas da cidade na época e, ainda, a biografia resumida dos principais personagens do Modernismo, como o escritor Mário de Andrade, o músico Heitor Villa-Lobos, o poeta Manuel Bandeira, o pintor Di Cavalcanti, o escritor Victor Brecheret, entre outros renomados artistas.
Foto da fachada de uma das últimas casas originais da Vila Modernista no Jardins Paulista, em São Paulo. Rua Ministro Rocha Azevedo quase esquina com a Alameda Lorena. Foto – crédito: Daniel Deák/SPTuris.
O público poderá descobrir as ruas paulistanas que fazem parte dessa história, com seu retrato de época, e diversos pontos turísticos marcantes para visitação, como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o Theatro Municipal, a Vila Modernista, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o Museu de Arte Moderna, o Masp, só para citar alguns. Ao todo, são 35 pontos turísticos elencados no guia. Vale destacar o Museu de Arte de Rua.
A Semana de Arte Moderna deixou um legado que se vê pela cidade: a liberdade sem amarras técnicas, que refletem a cultura da cidade, como a arte urbana e os grafites. Existem inúmeros exemplos de murais pintados por São Paulo, mas alguns locais se destacam, como o Beco do Batman, na Vila Madalena; o Aquário Urbano, na República; a Praça Paulo Kobayashi, entre outras intervenções. O Museu de Arte de Rua é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que cataloga os principais grafites e murais a céu aberto da cidade.
Para completar o Roteiro, a SPTuris preparou um Glossário Modernista, com referências ao Impressionismo, Movimento Antropofágico, Cubismo, Expressionismo, entre outros termos.
Modernismo 22+100
Se hoje a capital paulista é também conhecida como a capital da cultura, muito se deve a Semana de Arte Moderna. Mas o que mudou de 100 anos para cá? Como a cidade enxerga o “Novo Modernismo”? Pensando nessas questões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, criou o Modernismo 22+100, grupo responsável pela agenda cultural da Semana de 22, que vai desde o Aniversário da cidade até o Bicentenário da independência do Brasil.
Em paralelo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo chega com uma rica programação para a comemoração do centenário. Museus, bibliotecas, casas literárias e fábricas de cultura recebem exposições, apresentações de dança, batalhas de poesias, palestras on-line, exibições de filmes e muito mais. Acesse: 22mais100.prefeitura.sp.gov.br
Esse é um dos diversos Roteiros Temáticos preparados pela SPTuris, disponíveis gratuitamente para download no site www.cidadedesaopaulo.com.
Foto no alto: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Crédito: José Cordeiro/SPTuris
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74