A cidade de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, inaugurou o primeiro museu do estado de São Paulo dedicado a contar os 120 anos de história das motos e bicicletas no país.
Batizado de Centro Cultural Movimento, o espaço fica na antiga Estação Ferroviária e possui um dos mais vastos acervos do país dedicado ao segmento de duas rodas, que inclui fotografias, documentos históricos, troféus das principais conquistas nacionais e internacionais, além de inúmeros modelos de motos e bicicletas lançadas nos últimos 120 anos.
Entre algumas das raridades expostas estão o título do ‘Trofeo Real Consul D’Itália’, de 1937, conquistado pelo piloto Luiz Bezzi de Santos, e a réplica da Mobilette de Alex Barros, em sua estreia na velocidade aos sete anos, e da PUCH campeã paulista de ciclomotores de 1978 com José Escalona.
São várias histórias contadas no museu, dentre elas as biografias dos irmãos Paolo e Gualtiero Tognocchi, pilotos que marcaram época nas décadas de 1960 e 1970 em provas de Lambrettas e com a importante vitória na 1ª edição das ‘500 Milhas de Interlagos’, além da biografia de Antônio Jorge Neto, o Netinho, piloto brasileiro que venceu as ‘100 milhas de Daytona’ em 1983 – história que está virando documentário e será exibida no museu e lançada no Cine Orlandi, na cidade de Socorro, em 12 de março de 2022.
Iniciado há cerca de duas décadas, a proposta de desenvolver o mototurismo na cidade de Socorro ganhou força nos últimos anos com o lançamento do projeto”‘Socorro Destino Duas Rodas”, que culminou na exposição “Duas Rodas e Uma Nação” e, mais recentemente, na parceria público-privada (PPP) que oficializou a abertura do museu Centro Cultural Movimento.
Centro Cultural Movimento
Local: Antiga Estação Ferroviária. Praça Rachid José Maluf, 83 – Socorro
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | meia-entrada para os estudantes e 60+. Para quem é morador de Socorro, a entrada é gratuita apresentando o Cartão Cidadão e documento oficial com foto (RG, passaporte ou CNH)
Horário de funcionamento: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h
Mais informações: www.centroculturalmovimento.com.br
Foto – crédito: Shalon Adonai/divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74